9 de julho de 2009

PAC começa a melhorar a face de bairros pobres em Parnaíba

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) já começam a mudar a face de alguns bairros pobres da cidade de Parnaíba. Um dos projetos do programa na cidade tem recursos liberados no valor de R$ 52 milhões, sendo 4,8 milhões da Prefeitura de Parnaíba e a maior parte do PAC, com o objetivo de urbanizar os bairros Santa Luzia, Joaz Sousa e São Vicente e Paulo.

Estão sendo executadas as primeiras intervenções nas áreas de abastecimento d’água, drenagem e construção de três praças dotadas de investimentos necessários à população de cada comunidade, como posto de saúde, posto policial, centro de inclusão digital, centro multiuso e áreas de uso comum. Os recursos do PAC contemplam ainda a realização de outras etapas a serem licitadas como saneamento básico, pavimentação de ruas, eletrificação, melhoria habitacional, entre outros benefícios. O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, disse que as obras transformarão para melhor a realidade das famílias que residem nos três bairros, com reflexos positivo para toda cidade.

Na parte de habitação serão construídas 122 casas, além de melhoria de outras. Para dar suporte à rede de esgotamento sanitário serão construídas estações elevatórias e linhas de recalque e na parte de abastecimento d’água será construído um centro de reservação. O aspecto urbanístico será tratado numa das últimas etapas, com a execução de um projeto paisagístico.

A presença do PAC no município de Parnaíba tem garantido também uma revolução no mercado de trabalho. No momento são mais de 100 empregos diretos oportunizando renda a pedreiros, marceneiros e demais funções no setor de construção civil.

Em outros bairros de Parnaíba, também estão em curso obras de saneamento básico com recursos do PAC administrados pela Agespisa. A meta é dotar 75% da cidade de redes de esgotamento e diversas estações elevatórias e de tratamento dos dejetos.

Além das obras físicas, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão sendo aplicados também em ações sociais, num trabalho de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental. O acompanhamento social das obras é desenvolvido por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania(Sedesc) e por funcionários da empresa WR Consultoria e Planejamento Ltda, que têm tido o apoio e receptividade das comunidades.

As ações visam promover uma mudança de hábitos, práticas e comportamentos, ajudando-os na criação de uma visão global e abrangente das questões que envolvem o PAC, objetivando uma conscientização durante e após a execução das obras. Os profissionais da área social envolvidos incentivam as práticas esportivas, reuniões e palestras com lideranças comunitárias, assembléia e acompanhamento das obras, oficinas com crianças sobre saúde, educação, moradia, bem-estar físico e mental.

Por Francisco Carvalho e Helder Sousa
Foto: SECOM