11 de setembro de 2009

Fiscais vêm de Teresina para lacrar Cooperativa Delta e voltam de “mãos abanando”. Veja Fotos!

Depois da Cooperativa Delta ser inspecionada pelo Ministério da Agricultura e receber um Termo de Notificação e três Autos de Infração, entre eles um documento que detecta a contaminação do leite e iogurte, estiveram ontem (11/09) novamente na cooperativa, Fiscais da SEMAR - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Policiais do CIPAMA - Companhia Independente de Polícia Ambiental, com um efetivo de 7 pessoas, nesta quinta-feira (10), inclusive com reforço da Polícia Militar, com 5 militares.

Os ficais se reuniram com a direção da indústria de portas fechadas. Na saída dos fiscais, o Coordenador da Operação Francisco José Mascarenhas, responsável pela fiscalização ambiental disse não ter ordem para falar sobre o assunto, completou dizendo que o único que poderia conceder entrevista, seria o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira. Outros dois fiscais participavam da operação, Daniel e Tânia.

No entanto alguns funcionários relataram que os fiscais chegaram para fechar a Cooperativa, mas a direção já teria uma liminar assinada pelo juiz Manoel de Brito Aragão da 2ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, impedindo que os fiscais lacrassem a Delta.

O diretor presente da Delta, Raimundo Cardoso Filho disse que dará entrevista coletiva na próxima segunda-feira (14/09) sobre os últimos assuntos divulgados sobre a Cooperativa.

A SEMAR, se pronunciou afirmando que vai acionar a Procuradoria Geral do Estado – PGE para derrubar a liminar do juiz que favorece a empresa Delta.

O Blog Acesso343 consultou um magistrado a respeito do caso, e o mesmo declarou que o citado juiz não tem competência para questionar uma ação de um secretário de Estado, pois a ação do secretário só pode ser julgada por um desembargador, porque o mesmo tem foro privilegiado.

Por Gilson Brito, Iris Maria e Tacyane Machado
Fotos: Gilson Brito