1 de outubro de 2009

Espetáculo “Viandeiros” de Santa Catarina será apresentado em Parnaíba

Por ocasião do XVII Festival Nacional de Monólogos ator Luiz Canoa do Teatro Alkmico de Florianópolis-SC, chegará em Teresina o espetáculo “Viandeiros”. O ator, manifesta ao SESC Piauí o interesse de ir também até Parnaíba como monólogo para apresentar no teatro do SESC Avenida.

A peça “Viandeiros”, produzida e encenada pelo ator Luis Canoa, com direção de Gil Guzzo, é um monólogo que envolve religiosidade e cultura popular. Viandeiros é um espetáculo que transita pela dança, música e teatralidade e traz um mergulho na substancia universal presente na diversidade cultural brasileira.

Além de toda a pesquisa antropológica de mais de sete anos realizada para a peça, “Viandeiros” também traz elementos pessoais, principalmente de sua infância de Luz Canoa. “Em minha infância sempre tive contato com a cultura popular, principalmente com o umbanda. Nós morávamos ao lado de um terreiro e meu irmão, algumas vezes, incorporava preto velho”.

Canoa diz que vivemos em um mundo onde nossa liberdade é cada vez mais cerceada e o espaço sensível é dominado por convenções sociais, e o teatro, nesse contexto, serve como uma forma de libertação. “Além da liberdade corporal que o teatro possibilita, sua função também é proporcionar prazer ao público, mesmo que seja o prazer através da reflexão e do sofrimento dos personagens”, relata.

A peça “Viandeiros” constitui um monólogo com uma hora de duração e será apresentada em Parnaíba dia 03 de outubro às 20hs sob a direção de Gil Guzzo.

Viandeiros é um espetáculo baseado em pesquisa por Varias regiões do Brasil, transita pela música, dança e teatralidade e a dramaturgia baseada em depoimentos de mestres e artistas populares levantando questões como poder, liberdade pensamento, religiosidade, tradição e contemporaneidade.

Trata-se de um mosaico poético que ilumina a substância universal presente na diversidade popular brasileira e o espetáculo mostra uma divertida e profunda viagem pelo cotidiano e o fantástico presente no conhecimento intuitivo do homem arquetípico brasileiro.

“Viandeiros” traz ao palco diferentes personagens que são “recebidos” pelo personagem principal: o pai de santo José Borba. Cada personagem incorporado pelo ator, ao longo do espetáculo, tem seu próprio jeito de se comportar e de falar. Entre esses personagens estão: Zé Borba, político, pai de santo e palhaço de Pernambuco; Adelino, cantor de rua cego do Ceará; Zé Firmino, mestre de Folia de Reis em Minas Gerais e Uiré, índio xavante do Mato Grosso do Sul.

Para o diretor da peça, Gil Guzzo, “Viandeiros se distingue de outros espetáculos porque pode sofrer constantes modificações. Não há nada fechado nesta peça. Toda história é aberta e pode ser modificada”, afirma.

A entrada para o espetáculo é franca, ocorre no próximo sábado (03) às 20 horas, no teatro do Sesc Avenida, em Parnaíba. Para mais informações no telefone: (86) 3315-1704.