26 de novembro de 2009

Wilson Martins anuncia saída do risco desconhecido da aftosa

O governador em exercício, Wilson Martins (PSB), anunciou no início da noite dessa terça-feira(24) a saída do Piauí do risco desconhecido da febre aftosa. Após auditoria do Ministério da Agricultura, o Estado sai do isolamento na pecuária e poderá comercializar seu gado até para o exterior.

Em contato telefônico com Wilson Martins, o governador Wellington Dias (PT), que encontra-se na Europa, afirmou estar muito feliz com a passagem do Piauí para o nível de médio risco com vacinação. “O governador pediu a coletiva para transmitir a boa notícia aos piauienses, principalmente aos produtores e criadores, e ainda aqueles servidores que trabalham na defesa agropecuária”, disse.

Para o Estado, a saída do risco desconhecido significa a valorização do gado. “Quem mais irá ganhar com isso é o criador, que antes vendia um bezerro a R$ 250 e hoje já comercializa a R$ 450, isso já graças a última cobertura vacinal da aftosa que foi de 95%”, enfatizou Wilson Martins.

A meta do governo para o final de 2010 é livrar o Piauí definitivamente do risco da febre aftosa. “Graças a credibilidade que a Adapi(Agência de Defesa Agropecuária) conquistou aqui e perante aos outros Estados do Nordeste nós poderemos alcançar esse objetivo”, concluiu.

Concurso

Durante a coletiva para anúncio da saída do risco desconhecido, também foi divulgada a realização de um novo concurso público para a Adapi. Serão mais de 200 vagas de técnicos de nível superior e médio. Além disso, ainda haverá a convocação de 40 candidatos aprovados no último concurso realizado no órgão.