1 de dezembro de 2009

Juiz solta preso por telefone na cidade de Parnaíba

Maria Isabel de Sousa Araujo foi presa no último dia 23 de novembro em sua própria residência no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba Piauí. No local, policiais do Grupo Giro da Policia Militar, encontraram 14 trouxinhas de maconha mais R$130,00 (cento e trinta reais) em moedas.

A policia chegou até "belinha", como é mais conhecida, através de um usuário de drogas mais conhecido por "Gordo" que foi abordado na rua e revelou o local da compra. A acusada foi encaminhada para o 2º DP onde prestou depoimento negando traficar. Izabel alegou que a droga deveria ser de um filho seu ou de seus netos e o dinheiro pertencia ao marido que trabalha em um posto de gasolina lavando carros. O advogado da Acusada, Bel. Faminiano Araujo Machado, entrou com pedido de habeas Corpus dia 24 o que foi concedido no mesmo dia pelo Juiz da 1ª Vara Criminal, Bel. José Ribamar Oliveira Silva, alegando “prisão ilegal, não prevista em nosso ordenamento Jurídico, que somente prevê a prisão em flagrante delito por ordem judicial fundamentada”.

Entretanto, o Juiz encontrava-se no Rio de Janeiro participando do FUNAVID Fórum Nacional de Violência Doméstica realizado no período de 23 a 26 de novembro, segundo consta a certidão expedida pela secretaria da 1ª Vara Criminal. No Habeas Corpus não consta a assinatura do Juiz nem do oficial de justiça que entregou o documento e o alvará de soltura; a nota de culpa expedida pelo segundo distrito esclarece que Izabel foi presa e autuada “em flagrante delito”. A ordem judicial foi acatada e Maria Izabel foi posta em liberdade no dia 24.

Por Samuel Aguiar - ProParnaíba