Movimentando mais de 500 mil em negócios e R$ 387.600,00 nos leilões, a 35ª Expocorrente que aconteceu de 13 a 18 de julho na cidade de Corrente, distante 920 km de Teresina, aconteceu em grande estilo com o apoio total da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural - SDR. 30 criadores e fazendeiros levaram 211 animais para exposição e negociação.
Devidamente atestados e examinados, fiscalizados pela Agência de Defesa Agropecuária – ADAPI, caprinos, ovinos e ainda, gados de elite da raça Nelore, Tabapuã, Holandês, Girolando, Canchim, Guzerá e Mestiço se fizeram presentes, sendo que somente os da raça Nelore oriundos de Goiás, Pernambuco e Piauí participaram dos leilões onde foram leiloados 70 lotes num total de 78 animais arrematados.
Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, que esteve presente no evento, o acontecimento das feiras representa um grande crescimento para o Estado. Benedito Guedes, proprietário da Fazenda Riacho Seco, localizada a 18km da cidade de Cristalândia no extremo sul do estado, levou 16 nelores puros de origem sendo que o touro Xadas do Tab, pesando mais de uma tonelada foi o animal que mais chamou atenção na feira e é avaliado com preço mínimo de 8 mil reais.
Entusiasmado com o evento, Guedes afirma que tem feito bons negócios. “A exposição foi muito boa. Participei dos 11º Leilão Fazenda Miridan e 9º Leilão Fazendas Unidas e fiz bons negócios”. O estande da SDR foi um dos mais visitados no evento com elementos decorativos que representavam a piscicultura, apicultura, fruticultura, agronegócio e demais projetos voltados para o desenvolvimento do Estado.
Por Roselandi Sousa