Essa é a segunda etapa do projeto que visa à ampliação da competitividade e da sustentabilidade de micro e pequenas empresas
O Instituto Federal do Piauí participou, nesta quinta-feira, 23, de um workshop do Projeto Agentes Locais de Inovação (Projeto ALI), desenvolvido pelo Sebrae.
No evento, que aconteceu no auditório do Sebrae, em Teresina, houve palestra de José Carlos Raulino Lopes, professor do Instituto Federal, administrador e consultor na área de Gestão da Inovação.
Além dele, a pró-reitora de extensão, professora Ana Claudia Xavier, participou de mesa-redonda sobre o tema inovação. Ela apresentou uma síntese das ações realizadas no Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal. Também destacou o Laboratório de Plasma do IFPI como exemplo de aproximação entre as empresas e as instituições provedoras de soluções tecnológicas.
PROJETO – O Projeto ALI tem como objetivo promover a estruturação do sistema local e o agenciamento da inovação junto às micro e pequenas empresas do Piauí, levando-as a incorporarem novas tecnologias em gestão, processos e/ou produtos.
Cerca de 750 micro e pequenas empresas dos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Piripiri serão atendidas pelo projeto. Serão empresas nas áreas de alimentos ( panificadoras, lanchonetes e restaurantes), construção civil (gesso, vidraçaria, pré-moldados, pedras ornamentais e metalúrgicas), móveis (madeira e estofados) e reparação de automotores (veículos leves, pesados e motos).
As próximas etapas do Projeto ALI serão as oficinas de planejamento, o agenciamento e a promoção das inovações nas micro e pequenas empresas, a realização de consultorias especializadas e de missões técnicas ou feiras tecnológicas.
Além do Instituto Federal do Piauí, também são parceiros do projeto a Universidade Federal do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), a Faculdade Novafapi, o Senai e o Senat.