Nos próximos dias acontece no interior do Piauí mais uma etapa do projeto de circulação “Núcleo do Dirceu Mostra e Disseca”, que abrange mais de 20 apresentações de trabalhos do coletivo de artistas Núcleo do Dirceu em estados do Norte e Nordeste do Brasil.
Contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança, da Funarte / Ministério da Cultura / Governo Federal, o Mostra e Disseca traz espetáculos, instalações coreográficas, performances, vídeos e fóruns mediados por pesquisadores locais. Nesta semana o projeto acontecerá nos municípios de Parnaíba e Picos, de 28 a 31 de julho.
O projeto procura estimular e viabilizar a troca entre o Núcleo do Dirceu e outras regiões que, como Teresina, são com menos frequência contempladas com a circulação de obras artísticas. O Mostra e Disseca foi lançado em maio na cidade de São Luis, dentro do evento "Conexão Dança Contemporânea". Recentemente foi realizado no Teatro do SESC de Manaus, e finaliza esta etapa 2010 na região norte do Piauí, provendo intercâmbio com artistas de Piripiri e Parnaíba.
O Núcleo do Dirceu foi implantado por Marcelo Evelin em 2006, no bairro Dirceu em Teresina, e desde então vem desenvolvendo pesquisas e criações em diferentes linguagens performáticas. Em 2008 o Núcleo foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como modelo em Política Pública em Dança e é uma das referências nacionais em pesquisa e produção das artes cênicas contemporâneas, realizando constantes intercâmbios no Brasil e internacionalmente. A plataforma de criação adotada pelos artistas opera dentro de um sistema colaborativo, entendendo arte como geração de conhecimento e possibilidade de expansão social.
As obras que circularão com o projeto Núcleo do Dirceu Mostra e Disseca incluem diferentes formatos de apresentações e um videodança. No Piauí o projeto apresenta “Traque”, “02 Heterogêneo”, “Sobre Ossos e Robôs” e a estreia de “Espetáculo”, obra também contemplada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança. Em Piripiri as apresentações acontecem no SESC Ler dias 28 e 29, e em Parnaíba no SESC Avenida, dias 30 e 31. Logo após, haverá um bate-papo mediado pelo coreógrafo Marcelo Evelin. A programação se inicia sempre às 20h, com entrada gratuita.
Para mais informações, acesse: www.nucleododirceu.com