Os ginasianos que no final da década dos anos cinquenta passaram pelo Colégio Parnaibano, e em 1960, concluíram essa etapa estudantil integrando a primeira turma de ano letivo daquele conceituado estabelecimento, já como Colégio Estadual Lima Rebelo, estiveram reunidos ontem a noite – sábado, 24 de julho – na residência do colega de turma João de Deus Coelho, num reencontro para lembranças daquela Saudosa convivência escolar.
As conversações, trouxeram a tona, fatos passados nas salas de aulas e adjacências, sempre em torno da convivência escolar. Mas, também estendeu-se aos assuntos de hoje, na menção de suas proles e até na responsabilidade de alguns em cuidar de alguma mãe ainda viva. A emoção e a satisfação eram expressadas quando alguns que não se viam há cinqüenta anos, estavam tendo a oportunidade de se reencontrarem. Mas, a saudade marcou presença através da ausência dos que não puderam participar do prazeroso evento e daqueles colegas que partiram para a eternidade.
Vieram de Belo Horizonte, José Maria Machado de Brito e Conceição Pinho que trouxe e leu uma linda mensagem da colega Yoneida Mendes, na qual, demonstra mesmo distante , que a sua mente e o seu coração continuam ligados a terra natal, como bem expressa no trecho a seguir “Gostaria de citar o nome de todos, mesmo os que se foram e hoje estão hospedados no Céu, em grande estilo Loby, com afrescos de anjos, atmosfera parnaibana, aconchego nas quatro estações do ano e em paz com Deus. Aplaudo todos os nossos queridos professores, e também o Bebel com seu bigode imponente, Dona Dulce, carinhosa e atenta a nossa rebeldia de adolescente, e a toda equipe do colégio. Quero saldar minha querida Parnaíba, que glorifico e não vou esquecer seus cânticos, rios, palmeiras e todas as belezas e o encanto que sempre me fez sonhar. Sinto dores no coração e na alma de saudades de você Parnaíba, das minhas raízes, minhas raízes é o que tenho de mais belo dento de mim. Abraço você Parnaíba. Parabéns , Vocês Tiveram uma brilhante ideia.”
Participaram, vindo de Teresina, Conceição Machado e Francisco José Silva Santos acompanhado de sua esposa e o seu inseparável violão, tão esperados em todas as reuniões preparatórias para o grande reencontro marcado para 27 de novembro, próximo vindouro, quando certamente outros colegas ginasianos, moradores em Parnaíba e noutras localidades, se farão presentes num dia de muita emoção em que serão revividos momentos memoráveis da convivência escolar daqueles jovens de outrora.
Dentre os presentes ao expressivo evento, estiveram os companheiros residentes em Parnaíba, acompanhados de familiares, Creuza Tobias, Iara Farias, Dolores Holanda, Socorro Rocha , Maria Santa da Mota, Teresa de Jesus Monteiro, Yonésia Mendes, Emídio Augusto Nogueira, Emídio Carneiro, Francisco Alencar, Vicente de Paula Araújo e o anfitrião da festa, João Batista Coelho.
Por Vicente de Paula Araújo Silva