28 de outubro de 2010

Adapi realiza 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa



A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) realiza, no próximo dia 04, o lançamento da segunda etapa de 2010 da vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. A meta é imunizar 100% do gado.

“A ação será promovida em uma propriedade rural de Teresina. Nossa intenção é sensibilizar os criadores para importância de erradicar a doença, visto que o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo”, diz o diretor da Adapi, José Antônio.

Graças a campanhas como esta, o Piauí já evolui de área de alto risco de contaminação para médio risco. A intenção é conquistar o patamar de área de livre da aftosa e promover o acesso aberto de animais.

“Para tal, já mobilizamos técnicos que estão fazendo visitas aos criadores do interior do Estado. Eles estão trabalhando a importância da vacinação e lembrando as sanções sofridas caso os criadores não se adequem às regras da vigilância sanitária animal”, explica José Antônio.

Os animais não imunizados podem gerar multas para o proprietário, restrições da presença do gado em eventos, impossibilidade de abate do animal, infertilidade e contaminação a rebanhos caprinos, ovinos e suínos.

“A febre aftosa é uma doença com consequências econômicas. Outros países produtores já despertaram para a necessidade de vacinação. Os produtores piauienses também. Por isso, contamos novamente, com a participação de todos”, convoca diretor da Adapi.