1 de novembro de 2010

Wilson Martins é reeleito governador do estado do Piauí

Moraes Souza Filho e Wilson Martins

Wilson Martins do Partido Socialista Brasileiro – PSB, foi reeleito governador do estado do Piauí, obtendo 58,93% dos votos, enquanto seu concorrente Silvio Mendes (PSDB), teve 41,07%.

A coligação “Para o Piauí seguir mudando” que deu a vitória a Wilson Martins era formada pelos seguintes partidos: PSB / PRB / PT / PMDB / PTN / PR / PRP / PC do B.

Wilson Martins teve como companheiro de chapa, ocupando o cargo de vice, o parnaibano Moraes Souza Filho, deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

BIOGRAFIAS:

Wilson Nunes Martins

Wilson Nunes Martins (Santa Cruz do Piauí, 17 de maio de 1953) é um médico e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro.

É o atual governador do Piauí, desde 1º de abril de 2010, substituindo Wellington Dias.

Quanto ao seu nascimento existem fontes de pesquisa que asseveram a ocorrência do mesmo em Oeiras e isso se deve ao fato de que à época de seu nascimento a primeira capital do Piauí era um município que contava com um número maior de distritos, inclusive o povoado que deu origem ao município de Santa Cruz do Piauí, que só seria criado alguns anos mais tarde. Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí com residência em Neurocirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Neurologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Administração Hospitalar e Sanitária pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro com curso de aperfeiçoamento feito em Berlim, Alemanha, e possui ainda Mestrado em Neurocirurgia pela Universidade de São Paulo. Professor assistente da Universidade Federal do Piauí e neurocirurgião do Hospital Getúlio Vargas em Teresina, integra os quadros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e também da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Foi presidente da Associação Piauiense de Medicina entre 1991 e 1993. Casado com a deputada estadual Lilian Martins, têm três filhos: Raphael, Victor e Wilson Filho (Falecido).

Entre 1993 e 1994 foi presidente da Fundação Municipal de Saúde na terceira administração de Wall Ferraz frente à Prefeitura de Teresina. Filiado ao PSDB por mais de uma década, foi eleito deputado estadual em 1994, 1998 e 2002, legenda a qual deixaria para ingressar no PSB do qual é presidente do diretório regional no estado. Nomeado Secretário de Desenvolvimento Rural pelo governador Wellington Dias deixou o cargo em 2006 para ser candidato a vice-governador do Piauí na coligação "A Vitória da Força do Povo", que reelegeu o governador ainda em primeiro turno. Em 2000 e 2004 seu irmão, Rubem Nunes Martins, foi eleito prefeito de Wall Ferraz (quando ainda era filiado ao PSDB).

Em 1º de abril de 2010, com a renúncia de Wellington Dias para poder concorrer ao Senado Federal, Wilson Martins assume o Governo do Estado do Piauí e recebe a faixa governamentaldas mãos de Wellington Dias.

Antônio José de Moraes Souza Filho

Antônio José de Moraes Souza Filho (Parnaíba, 13 de fevereiro de 1970) é um empresário e político brasileiro, filho do também empresário e político Moraes Souza.

Iniciou sua carreira política como vereador e, depois, prefeito de sua cidade natal, e hoje exerce seu segundo mandato de deputado estadual pelo Piauí.

Filho de Antônio José de Moraes Souza e Maria do Carmo Oliveira Souza, seguiu os passos de seu pai como empresário sendo nomeado diretor de desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Piauí.

Sua carreira política teve início em Parnaíba quando foi eleito pelo PFL para um mandato de vereador em 1992, sendo eleito prefeito do município em 1996. Seu mandato foi marcado pela oposição dos “caciques” de seu partido, visto que o titular do executivo parnaibano integrava uma dissidência partidária que prestava apoio ao seu tio, Francisco de Assis de Moraes Souza, então governador do estado pelo PMDB. Por esta razão, Moraes Souza Filho fez opção pelo PSDB.

Em 2002 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006, quando já estava filiado ao PMDB.

Por Gilson Brito
Com informações do Wikipédia
Foto: Gilson Brito