18 de agosto de 2011

Colação unificada diminui gastos dos alunos com a formatura


A Colação de Grau é sem dúvida um dos momentos mais aguardados pelos concludentes dos cursos de uma instituição. A solenidade é o momento da entrega do certificado de conclusão do curso de ensino superior, representando um passo importante para aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

No entanto, as despesas das comemorações nem sempre estão acessíveis para todos os recém-formados. Pensando nisso, a Universidade Federal do Piauí passou a realizar a partir deste semestre todas as colações de grau dos formandos da instituição. As solenidades, por sua vez, são divididas por centro, beneficiando todos os estudantes com a realização do evento de forma gratuita.

Para Déborah Valente, concludente do curso de Comunicação Social da UFPI deste semestre, a reabertura do Noé Mendes para os eventos da universidade foi bastante viável, configurando-se como um espaço amplo e estruturado.

"Fiquei surpresa com a nova estrutura do local, que aliada à decoração cedida pela universidade tornaram o ambiente num lugar apropriado para a realização das colações de grau", ressalta Déborah. Para os pais, a mudança também agradou, já que estes sentiram no bolso os reflexos da realização da solenidade por parte da UFPI.

"Além da diminuição dos gastos com a locação de um espaço para a solenidade e os demais gastos, também fiquei bastante satisfeito com a localização do espaço, que é de fácil acesso e proporciona uma boa visualização de tudo que está ocorrendo de qualquer lugar que você esteja sentado", salienta José Barroso, pai da recém-formada Déborah Valente.


Alunos economizam em média R$ 400 pela solenidade

Segundo o cerimonialista da UFPI, Manoel Veras, a universidade licitou uma empresa, a qual é responsável pela decoração do local, além do fornecimento do suporte de pessoal. Aos alunos, cabe apenas o pagamento pelo aluguel das becas para uso próprio, bem como das que serão usadas pelos professores participantes.

"Os alunos não precisam se preocupar com nada, pois a equipe do cerimonial já disponibiliza recepcionistas, segurança, iluminação, sonorização e os canudos", enumera Manuel Veras. De acordo com ele, antes da inauguração do Noé Mendes, cada graduado gastava pelo menos R$ 400 com a realização da solenidade de colação de grau.

Com o intuito de evitar imprevistos, a equipe de cerimonialistas da UFPI se preocupa também com os detalhes, tais como a realização de reuniões com as comissões de cada curso e a execução de ensaios gerais momentos antes do ato solene.

"Explicamos todos os procedimentos adotados pela instituição, a exemplo da necessidade de cada graduando ter concluído toda a grade curricular", relata Veras ao comentar que o término desta é indispensável para a participação no evento.

Um maior número de professores prestigia o evento

Durante a solenidade de colação de grau do Centro de Ciências da Educação (CCE) deste semestre, o Pró-reitor de Planejamento da UFPI, Arimatéia Lopes, presidiu a solenidade. Na oportunidade, o representante da instituição no evento ressaltou que a colação de grau unificada é um evento da universidade, a qual se torna mais atrativa para a comunidade acadêmica.

"Em outras universidades do país a solenidade é feita de forma conjunta, contando com a presença de um maior número de professores e alunos. Além do que, a diminuição da quantidade de solenidades proporciona ao reitor e demais pró-reitores a presença destes na maior parte dos eventos realizados", esclarece Arimatéia Lopes.

Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI