Inicia nesta quinta-feira (04), na cidade de Parnaíba, a Plenária Território Planície Litorânea, que conta com 46 conselheiros, sendo 23 representantes da sociedade civil. A plenária vai apontar as prioridades do território a serem inseridas na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015. O evento é coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) e inicia às 19h, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), seguindo durante todo o dia de sexta-feira (05).
O Plano Plurianual ou PPA é um plano de médio prazo, no qual serão apresentadas as estratégias, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública estadual para os próximos 4 anos, servindo como um guia para as ações do Governo nesse período. O governador Wilson Martins já se pronunciou em várias oportunidades sobre a elaboração do PPA. Segundo ele, o governo considera muito importante discutir o planejamento do estado com a sociedade civil organizada, porque só assim o PPA que está sendo montado, terá condições de refletir os verdadeiros anseios da população. O governador já ressaltou que trata-se de uma oportunidade democrática de discutir o desenvolvimento do Piauí e destacou a importância da sociedade civil apresentar suas sugestões para direcionar o trabalho da administração pública.
Para a diretora da Unidade de Apoio ao Planejamento Regional da Seplan, Amália Almeida, a expectativa é que em Parnaíba a plenária seja tão produtiva quanto tem sido em todos os territórios onde já foi realizada. “Os debates têm alcançado um nível bem elevado, com a participação efetiva tanto da sociedade civil como do poder público que vem mostrado preocupação com temas que vão de meio ambiente a malha rodoviária. Pela experiência adquirida até o momento, concluímos que Parnaíba também trará para a discussão assuntos de grande relevância para o desenvolvimento da Planície Litorânea”, afirma.
Kleisan Negreiros, superintendente de Planejamento Participativo da Seplan, afirma que as discussões sobre as prioridades para o PPA estão se destacando pela qualidade. Ela acredita que o mesmo nível conseguido até o momento será a tônica de todas as discussões que acontecerão nesses dois dias em Parnaíba.
Após Parnaíba será realizada a Plenária do Território dos Carnaubais, na cidade de Campo Maior, concluíndo o trabalho nos 11 Territórios do Desenvolvimento.
Por Ângela Ferry