4 de agosto de 2011

Vida de reitor do IFPI é tema de obras literárias‏


Serão lançados na próxima semana, no dia 9 de agosto, um livro e um folheto de cordel sobre a vida do reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Francisco das Chagas Santana.

Com o título “Uma vida pela educação profissional: A trajetória de um educador de visão”, de autoria de Elizabete Rodrigues Sales e co-autoria de Hugo Lenes Menezes, a vida e as realizações do professor Santana são imortalizadas através de uma biografia leve e romanceada. No livro, constam ilustrações em acrílico sobre tela, da artista plástica Margareth Abreu, residente em Salvador (BA).

O folheto de cordel foi construído a partir de informações retiradas do livro e tem por título: “De aluno a reitor: A história de um menino sonhador”. Escrito pela cordelista Ana Maria G. Oliveira, da Paraíba, o cordel apresenta ilustrações de Germano de Lira e Wanderlan Vinícius, alunos do curso de Artes Visuais do IFPI.

Para a autora Elizabete Sales, a homenagem em vida oportuniza ao homenageado desfrutar a alegria de ver o seu trabalho reconhecido e valorizado. “No caso do professor Santana, são 47 anos de dedicação ao ensino profissionalizante”, acrescenta.

O lançamento das obras faz parte da programação da 18ª reunião do Conselho Nacional dos Institutos Federais (CONIF), que acontecerá em Teresina.Além de reitores dos Institutos Federais do Brasil, autoridades da Educação, colegas e amigos do homenageado participarão da solenidade.

Por Elizabete Sales