Os feirantes do Mercado Público da Quarenta, localizado na cidade de Parnaíba, distante 318 quilômetros ao norte de Teresina, participam até ontem (13/12) do curso D'Olho na Qualidade.O treinamento, ministrado para quatro turmas, é baseado no método japonês D'Olho, que trabalha conceitos de descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida.
Em novembro, foram realizadas outras quatro turmas, às quais treinaram 132 feirantes. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; e a Prefeitura Municipal de Parnaíba.
Durante o treinamento foram abordados temas como: preparando o ambiente e praticando o descarte; praticando a organização, limpeza, higiene e ordem mantida; auditoria e prática do D'Olho.
Ainda segundo o diretor, alguns feirantes estão aplicando as técnicas aprendidas durante o treinamento em suas residências. "Quando conversamos com os feirantes muitos deles dizem que aprenderam a desperdiçar menos, seja água, luz ou alimentos", completa.
O Mercado Público da Quarenta foi projetado para se tornar um ponto turístico do litoral do Estado, por isso a necessidade de desenvolver novos hábitos junto aos feirantes do local, concientizando-os sobre a importância da manutenção do mercado limpo e conservado.
Sebrae Piauí
Foto: Gilson Brito
Foto: Gilson Brito