7 de janeiro de 2008

Pobre é bicho que sofre

Para justificar a soberania, o governo Lula iniciou o ano de 2008, disposto a extrair, ainda mais do bolso do trabalhador o pouco que lhe resta de um salário que mal dar para sobreviver. A vingança do governo é fruto da perda dos recursos arrecadados pela CPMF que o senado resolveu por fim depois de vários anos sendo renovada, através de sucessivas medidas provisórias.

Para o governo, o essencial para o país é a continuidade do programa bolsa família que, segundo ele próprio, está matando a fome de milhares de pessoas Brasil afora. Sem investimentos na área da educação, mas visando dividendos eleitorais, o programa é o carro-chefe do Partido dos Trabalhadores e serve de pauta para rechear os discursos de seus candidatos.

Em si o programa tem um cunho social de grande valor, no entanto, a forma como o governo “distribui” os cartões deixa a desejar. Primeiro, as pessoas responsáveis pelo cadastro são ligadas a grupos políticos do interior e não há fiscalização para combater as fraudes. Segundo, as pessoas beneficiadas estão deixando de trabalhar para não perder “essa boquinha”, daí a produtividade do país tende a baixar.

A escalada das diversas medidas que o governo anuncia para compensar a perda dos recursos da CPMF cai diretamente no bolso do contribuinte, principalmente da maioria dos brasileiros, que são aqueles que só podem comprar a crediário ou aqueles que sempre estão atrás de empréstimos nas financeiras. Existem também milhares de pessoas que vão ser prejudicadas com o cancelamento dos concursos públicos, além dos que ficarão sem reajuste nos salários.

Mas o que o povo brasileiro não consegue entender são os constantes anúncios sobre o superávit nas finanças do governo ou mesmo as doações em dinheiro para paises da áfrica e da América do Sul. Perguntamos: Será que toda essa onda de boas levas estaria vinculada a CPMF? Essa contribuição foi criada para a atender o setor da saúde que, por sinal, vai de mal a pior em todo o país. Até parece-me que esta área estava ficando apenas com a sobra do bolsa família.

Seria salutar, portanto, que o presidente Lula, ao invés de retirar mais dinheiro do cidadão brasileiro, fizesse com que o Brasil produzisse mais, pois o país dispõe de tantas riquezas naturais que se forem exploradas não precisaria ser utilizada a idéia de cobrar mais impostos das pessoas.

Muda Brasil!

Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda