6 de maio de 2008

Gerenciamento de Resíduos Sólidos será discutido em Parnaíba



















A SEMAR realizará no dia 8 de maio de 2008 às 15 horas no auditório do SEBRAE em Parnaíba uma reunião para apresentação do Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PRODETUR/NE). A empresa ganhadora do processo licitatório foi o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, entidade não-governamental criada em 1º de outubro de 1952, que ao longo de 55 anos tem desenvolvido ações que buscam a qualidade urbano-ambiental das cidades com foco na inclusão social.

Participarão representantes dos quatro municípios do litoral, entre eles prefeitos, técnicos e entidades não-governamentais. Esse plano deverá ser construído de forma participativa envolvendo todos os atores sociais. A metodologia a ser adotada para a elaboração dos PRGIRS (Programa de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos) buscará incorporar o conceito de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos definido no Projeto de Lei da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que propõe uma construção coletiva com a colaboração dos diversos segmentos municipais, enfatizando-se a importância dos processos participativos e do estabelecimento de parcerias.

A reunião técnica é a primeira ação dentre as várias ações previstas para a construção do plano, que vão desde reunião técnicas, oficinas e até trabalhos de campo. As oficinas integradas de capacitação ocorrerão em cada um dos municípios da área de abrangência do programa promovendo a participação de representantes do executivo e legislativo, lideranças comunitárias e associações locais.

Roseane Galeno (foto), Bióloga Coordenadora Regional da SEMAR em Parnaíba disse que considera o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos um importante instrumento para o processo de gestão ambiental urbana, pois visa a sustentabilidade da limpeza pública urbana. O Governo do Piauí, através da SEMAR nesse momento, dá um grande passo frente á problemática ambiental do lixo, principalmente aqui na região do Delta do Parnaíba, que por ser um ambiente extremamente frágil precisa de atenção especial por parte do poder público e a cooperação da sociedade na implementação e consolidação desse programa.

Matéria e Foto: Gilson Brito