6 de maio de 2008

UFPI elege novo reitor amanhã



















A eleição para reitoria da Universidade Federal do Piauí vem “mexendo” bastante com o ânimo de professores, servidores e alunos, pois durante os debates realizados os candidatos fizeram muitas acusações um ao outro.

Disputam à reitoria Luís dos Santos Júnior, atual reitor e Solimar Oliveira Lima. A eleição acontece amanhã (07/05), prometendo ser bastante acirrada, pois durante o processo eleitoral um professor chegou a denunciar ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) um suposto escândalo de “mensalinho” na UFPI, acusando o reitor Luís Júnior, de fazer repasses financeiros a funcionários ligados a ele e a parentes.

Durante o debate dos candidatos na cidade de Parnaíba dia 18/04 alunos simpatizantes da candidatura de oposição cobravam de Luís Júnior explicações a respeito dos cartões corporativos. Em Parnaíba o candidato Solimar estava acompanhado do ex-reitor Pedro e de Dalton Macambira, Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Atualmente o voto para eleição de reitor na UFPI é paritário, ou seja, o voto de professores, servidores e alunos têm o mesmo peso, diferentemente do que acontecia em eleição passadas, quando o voto do professor tinha um peso muito maior do que dos servidores e alunos.

Matéria e Fotos: Gilson Brito