A segunda cidade mais importante do estado é muito mais que referência em belezas naturais. Parnaíba abriga atualmente o segundo maior campus da Universidade Federal do Piauí e tem recebido investimentos para fortalecer ainda mais o ensino superior na região Norte do Estado.
Esta realidade começou a ser modificada a partir de 2005, quando foi colocado em prática o plano de expansão da UFPI. Com isso, o campus de Parnaíba foi ampliado, ganhando melhor estrutura física, de pessoal e mais cursos, adaptados às demandas da sociedade por qualificação profissional.
Atualmente, o Campus Ministro Reis Velloso oferece onze cursos: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Pedagogia, Engenharia de Pesca, Licenciatura em Biologia e Matemática, Fisioterapia, Biomedicina, Turismo e Psicologia. Em 2009, Parnaíba contará com 955 vagas através do Programa Seriado de Ingresso na Universidade. As inscrições estão abertas até o dia 02 de setembro.
Para o diretor do campus, professor José Duarte Baluz, os novos cursos atendem a demanda da sociedade parnaibana. “As novas graduações foram definidas através de estudos que determinaram as necessidades do mercado profissional da cidade”, garante.
Segundo ele, o crescimento da UFPI acompanhou o da cidade. “Há mais de 30 anos a UFPI de Parnaíba só oferecia quatro cursos. A partir do projeto de interiorização da Universidade pelo interior do Piauí, passamos a oferecer mais sete cursos. As vagas saíram das habituais 200 por ano e agora temos a estrutura para receber 955 alunos através do PSIU, cada curso com duas entradas por ano”, afirma Baluz.
Tanto crescimento é possível devido ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI (PDI), elaborado conforme as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) para o período 2005 a 2009. O projeto trata da expansão do Ensino Superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), visando ao atendimento das expectativas da sociedade brasileira em busca de melhor qualificação e mais justiça social. O projeto de expansão da UFPI consolida o CMRV, através da criação de sete novos cursos, como pólo de referência em Ensino Superior de Parnaíba e do Norte do Estado.
UFPI
Foto: Gilson Brito