Em solenidade presidida pelo desembargador Raimundo Alencar ,o governador Wellington Dias lançou na manhã desta sexta-feira (29), no plenário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), a Central de Penas Alternativas do estado. A central foi criada a partir de um convênio firmado entre o governo do Piauí, através da Secretaria de Justiça e o Ministério da Justiça.
A proposta da central é investir na ressocialização do cidadão que comete infração de leve ou média lesividade, evitando que o preso seja encaminhado ao sistema penitenciário comum.
O desembargador Edvaldo Moura, um dos entusiastas do projeto, falou com confiança do novo projeto: "o direito penal do mundo civilizado está procurando alternativas, a forma de prisão se revelou uma medida que não está resolvendo a criminalidade, os detentos estão é se reciclando cada vez mais, e saindo de lá com pós-doutorado".
Segundo a secretária de Justiça, Cléia Coutinho, cerca de 1.700 presos serão beneficiados em todo o estado do Piauí.
Participaram da solenidade de lançamento o secretário de Segurança do Piauí, Robert Rios, o presidente da OAB-PI, Norberto Campelo, além de outras autoridades.
Ascom TJ/PI