26 de novembro de 2008

Humor Pai D’égua: Chargista lança seu primeiro livro

Izânio sempre foi um desenhista antenado com os acontecimentos do mundo. E é assim que nasce um chargista. A mistura do traçado com o humor faz surgir uma forma de arte que diverte, informa, denuncia e forma opiniões mundo afora. Depois de passar muito tempo matando bodes (sim, Izânio ajudava o pai matando e vendendo a carne dos bodes), o piauiense resolveu matar de rir os leitores do extinto jornal Correio do Piauí. Daí não parou mais.

Agora, várias de suas charges e cartuns, reunidos ao longo de 12 anos de carreira, estão expostas em mais de 100 páginas. Humor Pai D’égua foi construído ao longo de muitos anos, agradando e despertando a fúria principalmente dos políticos e gestores públicos. O livro foi publicado com o incentivo da Lei A. Tito Filho, com o apoio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

“Esse livro é um apanhado de 12 anos de carreira. É um sonho que todo chargista e cartunista tem em mente, que poucos conseguem realizar. E, principalmente, é um meio de passar uma mensagem sobre os vários assuntos tratados, sobre poluição, meio ambiente, política, racismo e outros”, afirma Izânio.

E como a charge é uma arte e toda arte deve ser apreciada pelo maior número de pessoas, o lançamento de Humor Pai D’égua será aberto ao público. O artista vai receber amigos, colegas de profissão, autoridades, artistas locais e todos aqueles que se identificam com seu trabalho num noite de autógrafos e risadas. O evento acontecerá dia 10, a partir das 20h, no Espaço Cultural Trilhos, localizado na Estação Ferroviária, no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. Os livros estarão à venda no dia.

Matéria: Leilane Nunes
Foto: Divulgação