A obra é indicada pro vestibular da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e foi escrita em 1967, sendo imediatamente montada e apresentada em vários teatros cariocas, entre eles, Carlos Gomes, João Caetano e nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro.
O livro, desde a primeira edição, já lançou mais de dez mil exemplares, distribuído em vários países. No México, a obra inspirou a produção de um filme.
A Mensagem do Salmo inspira-se no simbolismo das parábolas de Cristo e difunde para o espírito inquieto e atribulado de nosso tempo verdades eternas.
Júlio Romão da Silva reside no Rio de Janeiro, onde já foi sagrado como cidadão carioca e fluminense honorário. É membro da Academia Piauiense de Letras. Júlio Romão é jornalista, poeta, etnólogo, lingüístico e também teatrólogo.
A realização do espetáculo em Parnaíba-PI, é de atores dos grupos de teatro “Bicho do Mato”, “Metáfora”, “Os Ases’ e “Os saltitantes” e dançarinos do grupo “Zabelê” e do projeto “SESC Dramaturgia: Leituras em cena”. O ingresso custará apenas R$ 3,00 (valor único).