12 de janeiro de 2009

Farra com dinheiro público


Artigo de autoria do Jornalista Jânio Pinheiro de Holanda

A Câmara de Vereadores de Ribeiro Gonçalves presenteou o prefeito eleito, Agamenon Franco (PSB), com um gordo salário acima de R$ 8 mil. Além do novo gestor, os nobres edis não esqueceram deles próprios e nem do novo secretariado. Enquanto na gestão passado o salário do antecessor de Agamenon era R$ 4 mil, do vice-prefeito, R$ 2,5 mil, dos secretários R$. 1,050 mil, e dos vereadores R$ 1,7 mil, agora, para este quadriênio os salários ficaram assim: Prefeito: R$ 8 mil, Vice-prefeito: 4 mil; Vereador: R$ 2,5 mil; Secretário: R$ 3,5 mil. Vejam, portanto, que os reajustes tiveram um percentual de aumento acima de 100%.

São vultuosas somas para um município de apenas pouco mais de 7 mil habitantes. Mas, um fato que chamou a atenção do grande público, foi a importância que o prefeito deu ao seu secretariado, contemplando-o com salário acima do que vai receber um vereador. Até então este humilde escriba desconhece e, ao mesmo tempo quer saber, se em todo o Estado do Piauí existe algo parecido. Como pode um secretário municipal ganhar mais que um agente político, eleito com voto popular?

E o nepotismo praticado pelo seu antecessor, tanto criticado pelo então candidato Agamenon; será que serviu de espelho para ele próprio iniciar a escalada de nomeações da parentalha? Não conformado com apenas três membros da família nomeados como auxiliares diretos, o prefeito Agamenon contempla a filha de seu primo com o cargo de assessora de comunicação. A premiada vem ser irmã do recém-nomeado chefe de seu gabinete, É inaceitável que milhares de reais, dinheiro público, sejam “repartidos” entre membros de uma ou duas famílias.

Dos novos gestores municipais eleitos nas últimas eleições de outubro, um dos que pode se vangloriar é o prefeito Agamenon Franco (PSB). Motivo: recebeu a prefeitura do ex-prefeito (seu adversário) com as finanças saneadas e com várias obras recentemente acabadas e outras em andamento. Além disso, o pagamento dos servidores do mês de dezembro e o décimo terceiro salário ficaram rigorosamente em dia, além da quitação de débitos com fornecedores.

Portanto, o atual prefeito não pode se queixar da administração anterior, e sim realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento do município e o bem-estar da população, deixando de lado o empreguismo desenfreado. Hoje, a população estar atenta e preparada para rejeitar atos ilegais dos agentes eleitos. Não se pode permitir a farra com o dinheiro público. Diretores secretários e coordenadores para servirem à população, antes de tudo precisam ter preparo técnico.