21 de março de 2009

Médicos estão migrando para cidades vizinhas e outros estados


Depois de mais de uma década de jejum, o município de Parnaíba sinalizou que é possível valorizar uma das mais antigas profissões, pois a Câmara dos vereadores concedeu sexta-feira dia 13 de março, a tribuna do legislativo ao Sindicato dos Médicos de Parnaíba, que representado pelo seu presidente Dr. José Osvaldo, fez uso da tribuna defendendo a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCCS), para a categoria em nível municipal.

Na segunda-feira, dia 16 de março de 2009, foi a vez de o sindicato apresentar o mesmo projeto de lei que cria a carreira médica para Parnaíba, para o executivo. Tanto o Legislativo, na pessoa do seu presidente, vereador Geraldinho (PSB), como o executivo, na pessoa do vice-prefeito Florentino, mostraram-se sensíveis a esta questão e já deixou agendado para até 15 de abril de 2009 uma nova rodada de negociações.

O Presidente do Sindicato, explicou que a ausência de uma carreira que fixe o profissional médico no município, é um enorme prejuízo à população, pois nossos médicos estão migrando para cidades vizinhas e até outros estados em busca de melhores condições de vida para o seu sustento, deixando a população parnaibana, sem a merecida e devida assistência. A implantação da carreira médica não é um desejo somente dos médicos de Parnaíba, pois o Estado do Piauí e do Ceará além dos Municípios de Teresina e Fortaleza, já possuem.

Sabemos da importância que é para um município a saúde de sua população, e sem um quadro funcional permanente, com carreira fixa os órgãos gestores terão grandes dificuldades de planejamento e assistência à saúde de sua população. A categoria entende que a saúde da população é prioritária, e nossos gestores necessitam de ações concretas neste sentido, e este projeto não visa interesses pessoais e sim corrigir distorções de governos anteriores que fecharam os olhos para questões tão importantes como essas, temos a certeza que este município dará este passo, dentre tantos outros em benefício de uma sociedade mais justa e saudável.