26 de julho de 2009

1º Salão do Livro de Parnaíba é lançado com sucesso

O lançamento do 1° Salipa, Salão do Livro de Parnaíba, aconteceu na manhã deste sábado, 25 de julho, no Auditório da Prefeitura Municipal com a presença de autoridades locais e do Estado, que apresentaram o projeto deste salão que reunirá nomes e obras de destaque regional e nacional, no mundo da literatura. O Salão do Livro de Parnaíba é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e da Fundação Quixote, com apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Comunicação (CCOM). O Salipa acontecerá no Porto das Barcas, no período de 11 a 13 de agosto, dentro da programação dos 165 anos de Parnaíba.

Ao receber a proposta da realização do 1° Salipa, o prefeito José Hamilton prontamente manifestou seu apoio para que pudesse acontecer em Parnaíba um evento, com o porte de um salão de livros, que contribui diretamente com o desenvolvimento cultural da população. O vice prefeito Florentino Neto destaca a importância da leitura que age efetivamente junto à educação, o que contribui com a expansão do conhecimento e também proporciona cidadania.

O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado do Piauí, Wellington Soares, cita que a descentralização do Salão do Livro é um meio de levar o mundo da literatura a todas as regiões do Estado e promover o acesso a novas fontes de leitura. Soares referiu-se a Parnaíba como um cenário ideal para a realização do Salipa por todos os atrativos naturais que a cidade oferece. Nomes como o escritor gaúcho Moacy Scliar, a cearense Ana Miranda e os piauienses Assis Brasil, Elmar Carvalho, Manoel Lima, Cinéas Santos, Feliciano Bezerra, Joselita Isabel, Jasmine Malta, Alcenor Candeira Filho, entre outros, estarão presentes no 1° Salão do Livro de Parnaíba. Estão confirmadas as apresentações dos artistas paraibanos da banda Cabesativa e dos cantores da terra, Soraya Castelo Branco e Teófilo Lima em shows musicais do 1° Salipa.

Por Romualdo Neves
Foto: Gilson Brito