11 de agosto de 2009

Salão do Livro de Parnaíba será aberto hoje com Moacyr Scliar

O escritor Gaúcho Moacyr Scliar chega a Parnaíba nesta terça-feira (11) para proferir a palestra magna de abertura do Primeiro Salão do Livro de Parnaíba (Salipa) que vai até o dia 13, nos turnos manhã, tarde e noite, no Porto das Barcas. Considerados um dos maiores nomes da literatura brasileira da atualidade, Moacyr Scliar vai falar sobre “Os bastidores da criação literária”. Ele vem acompanhado do coordenador de comunicação do Estado, professor Welligton Soares, e será recepcionado em Parnaíba pelo prefeito José Hamilton Castelo Branco e pelo vice-prefeito Florentino Neto. No segundo dia do Salipa o grande nome nacional das letras será o escritor Assis Brasil, que vai falar sobre “Como e porque me fiz escritor”.

A realização do Salipa é da Prefeitura de Parnaíba e Fundação Quixote, com apoio do Governo do Estado. Estão participando do Salão livrarias de Parnaíba, Teresina, São Luiz e Fortaleza com exposição de livros à venda nos estandes montados na Praça de Eventos do Porto das Barcas. A Prefeitura de Parnaíba, Fundação Monsenhor Chaves, Sesc Piauí e Coordenadoria de Comunicação também têm estandes no local.

Nos três dias do evento, se apresentarão ainda no grande auditório do Porto das Barcas os escritores Ana Miranda, Cinéas Santos, Manoel Lima, Elmar Carvalho, Alcenor Candeira, Welligton Soares, Jasmine Malta, Joselita Isabel e Feliciano Bezerra. A platéia será formada por estudantes, professores, intelectuais e pessoas interessadas por literatura e outras manifestações artísticas.

Além da programação de palestras do grande auditório do Porto das Barcas também acontecerão atividades culturais diversas no palco da praça de eventos que fica em frente os estandes e também no mini-auditório existente no local. Entre as atrações artísticas do palco estão Teófilo Lima, Soraya Castelo Branco e Cabeça Ativa. A cultura popular terá momentos de destaque com as apresentações do Trio do Cego Bento, com seu forró tocado na sanfona, triângulo e zabumba. Peças teatrais montadas pelos Grupos Cabaça Produções, JW Produções até por escolas municipais também dividirão o espaço do palco com declamações de poesias e ouros shows musicais das bandas Os Severinos e Joplin. Neste mesmo local serão lançados livros dos escritores Dante Ponte de Brito, Dilma Ponte de Brito, Rozenilda Castro, Welligton Soares, José Nelson de Carvalho Pires, Atelvir Esteves, Cláucio Ciarline e Francisca Raimunda Pereira. O mini-auditório também terá palestras da professora Val Araújo sobre a nova reforma ortográfica e do escritor Kernard Kruel sobre literatura piauiense.

Também estão garantidas caravanas de escolas públicas e particulares para visitação e apreciação das atividades culturais do Salipa, no Porto das Barcas, além de outras que realização oficinas diversas, como os alunos da rede pública e do Sesc.

Assessoria do Salipa