A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, em parceria com a organização internacional CARE BRASIL, e com o apoio da APPM e da Escola de Governo/SEAD-PI realiza na próxima segunda-feira, dia 10, o SEMINÁRIO “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PIAUÍ”.
O evento que tem início às 8h, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí, dará continuidade às ações do Programa Estadual de Mudanças Climáticas, com o objetivo chamar as Comissões Internas de Serviços Ambientais - CISAs dos órgãos estaduais, além de Prefeituras municipais; Representações empresariais da indústria e do agronegócio; Representações de trabalhadores da agricultura familiar;e Órgãos Federais sediados no Piauí; para, juntos, conhecer mais sobre as mudanças que estão ocorrendo no clima e suas implicações para o Piauí e sua população.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira fará a palestra de abertura do evento abordando o tema: Política Estadual sobre Mudança Climática e Combate à Pobreza, apresentando as propostas do Governo do Estado. Em seguida, o professor, Dr. Alexandre Louis de Almeida D’Avignon, graduado em Engenharia Mecânica, Mestre e Doutor em Planejamento Energético, pesquisador do Centro Clima COPPE/UFRJ, irá proferir palestra sobre as Mudanças Climáticas: A Posição Estratégica do Piauí frente ao cenário brasileiro e mundial”. O professor vai destacar pontos importantes e relacionados com o tema, dentre eles: A Ciência do Clima; A Convenção do Clima, o Protocolo de Quioto: Responsabilidade brasileira, dos Estados e dos Municípios; Medidas de mitigação e adaptação às Mudanças Climáticas.
“Teremos a oportunidade de reunir especialistas e discuti sobre um tema que preocupa a todos no mundo inteiro. As mudanças já se fazem sentir no Piauí, isso é fato. O momento está a pedir um conhecimento mais profundo do problema para lidar com ele de maneira responsável. A sociedade piauiense através de suas organizações constituídas precisa construir uma Agenda Ambiental que lhe permita enfrentar os fenômenos decorrentes dessas mudanças, buscando a mitigação de seus efeitos e as oportunidades trabalho, emprego e investimentos sustentáveis decorrentes desse fenômeno mundial”, ressalta Dalton Macambira.
Na parte da tarde o professor Dr Milcíades Gadelha de Lima, graduado em Engenharia Agronômica, Mestre em Agrometeorologia, Doutor em Agronomia e Diretor de Recursos Hídricos da SEMAR, fará uma análise da Ocorrência de Eventos Extremos no Piauí. “Vamos analisar as tendências das chuvas no norte do Estado; os principais eventos climáticos que provocaram chuvas no Piauí em 2009; as enchentes causadas pelo Rio Poti em 2009; comentários sobre as enchentes e iremos destacar o Programa de Controle e Prevenção de Enchentes”, ressalta Milciades Gadelha.
De acordo com a programação do seminário, será realizada uma mostra de experiências exitosas de enfrentamento às Mudanças Climáticas. Já confirmaram participação: Experiência empresarial – João Freitas Filho – Grupo Dureino; Experiência do Estado – Merlong Solano, diretor-presidente da AGESPISA; Experiência de Prefeitura Municipal – APPM; Experiência da agricultura familiar – Gicélio Teixeira Arraes, presidente do Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas.
PROGRAMA ESTADUAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Seminário Mudanças Climáticas e o Piauí.
PROGRAMAÇÃO
Local: Cine Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí, Teresina-PI
08h - Abertura
Dalton Melo Macambira – Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Themístocles Sampaio Pereira - Presidente da Assembléia Legislativa do Piauí
Associação Piauiense de Prefeitos Municipais - APPM
Secretaria de Administração – SEAD/Escola de Governo/ Representante da CARE Brasil
9h - Secretário Dalton Macambira
A política Estadual sobre Mudança Climática e Combate à Pobreza: proposta do Governo
09h30 - Professor Dr Alexandre Louis de Almeida D’Avignon, graduado em Engenharia Mecânica, Mestre e Doutor em Planejamento Energético, pesquisador do Centro Clima COPPE/UFRJ.
Mudanças Climáticas: A Posição Estratégica do Piauí frente ao cenário brasileiro e mundial”.
- A Ciência do Clima;
- A Convenção do Clima, o Protocolo de Quioto: Responsabilidade brasileira, dos Estados e dos Municípios;
- Medidas de mitigação e adaptação às Mudanças Climáticas.
12h - Almoço (restaurante da Assembléia)
14h - Professor Dr Milcíades Gadelha de Lima, graduado em Engenharia Agronômica, Mestre em Agrometeorologia, Doutor em Agronomia, Diretor de Recursos Hídricos da SEMAR.
Análise da Ocorrência de Eventos Extremos no Piauí.
- Tendências das chuvas no norte do Estado;
- Principais eventos climáticos que provocaram chuvas no Piauí em 2009
- Enchentes causadas pelo Rio Poti em 2009
- Comentários sobre as enchentes
- Programa de Controle e Prevenção de Enchentes
14h30 - Mostra de experiências exitosas de enfrentamento às Mudanças Climáticas
Experiência empresarial – João Freitas Filho – Grupo Dureino; Experiência do Estado – Merlong Solano, diretor-presidente da AGESPISA; Experiência de Prefeitura Municipal – APPM; Experiência da agricultura familiar – Gicélio Teixeira Arraes, presidente do Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas.
16h - Entrega dos KITs em CD-Rom
- KIT Formação de Conselhos Municipais
- KIT Criação de Secretarias Municipais
- KIT Criação do Fundo Municipal
17h - Conclusões e Encerramento dos trabalhos
SEMAR