21 de outubro de 2009

Assessor de vereadora diz que PT faz farra com o dinheiro público

O professor Leônidas Quaresma esposo e assessor parlamentar da vereadora Luzinete Ribeiro (Partido da República), declarou que foi encontrado uma nota referente a pagamento de execução de obras de paisagismo do Jardim da Prefeitura e do jardim localizado no dique de contenção de enchentes (cais), onde foi erguida a imagem de Nossa Senhora de Boa Esperança com valores altos.

Segundo o professor a nota encontrada é referente ao dia 19 de junho no valor 13.688,00 (treze mil seiscentos e oitenta e oito reais) pago para uma empresa de Paisagismo de Teresina, segundo ele há suspeita de superfaturamento. Outro questionamento feito pelo assessor da vereadora Luzinete é a grande quantidade de notas ficais encontradas com valores de 4 e 5 mil reais gastos com almoço jantares e festividades. Leônidas considera um absurdo a forma como esta sendo gasto o dinheiro do povo, segundo ele o PT de Esperantina está fazendo uma verdadeira farra com o dinheiro público e o povo é quem está pagando a conta.

Na área da educação Leônidas ressaltou que houve um aumento dos recursos do FUNDEB, (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O município recebe de repasses em tornos de R$ 1.390.000,00 (Um milhão e trezentos e noventa mil). Segundo ele o aumento para os professores foi muito pouco e que a folha dos governos anteriores era pago com R$ 500.000,00 mil reais e até o presente não se vê nenhuma sala de aula construída.

O professor Leônidas disse que o prefeito Chico Antonio e a Secretária Municipal de Educação não estão preocupados com a qualidade do ensino, segundo ele está faltando respeito com a classe dos professores que estão se sentindo perseguidos e marginalizados. Leônidas afirma que a administração municipal se preocupa em encher sala de aulas, ele disse que só este ano já ouve mais de quatro remanejo de professores, com isso há uma superlotação de disciplinas para os docentes em que os maiores prejudicados são os alunos.

No inicio do ano letivo aconteceu encontro no Clube Recreativo da cidade com o sindicato dos servidores municipais onde os professores e vigias reclamaram de perseguição por conta do remanejo e devolução de vários profissionais para sua região de origem. Na ocasião advogado do sindicato Dr. João Dias lembrou em assembléia que se o servidor trabalhou mais de cinco anos na sede ou em uma escola, ele adquire direito constitucional para optar pela permanência na escola em que o mesmo já está trabalhando. Em Esperantina muitos profissionais foram removidos de forma forçada, sem receberem se quer ofícios comunicando as suas transferências e possíveis motivos para esses remanejos.

No município, há casos de professores que foram deslocados há mais de 20 km distantes de suas casas, os professores reclamam de perseguição, segundo o Professor Leônidas, a maioria destes profissionais já estavam trabalhado na cidade há quase 10 anos, passaram-se dois governos, do ex-prefeito Zé Ivaldo (PSDB) e Felipe Santolia (DEM), somente agora passados duas administrações o Prefeito Chico Antonio PT remanejou vários profissionais dentre eles professores e vigias para escolas distantes de suas casas, isso provocou indignação na categoria que se sentiu prejudicada.

A Presidente do Sindicato Municipal Professora Rosangela Fontinele em entrevista a Rádio Morro da Chapadinha FM questionou o grande numero de serviços prestados na folha da Secretaria de Educação, segundo ela existem quase 200 servidores contratados sem concurso de forma ilegal.

Na Câmara Municipal os vereadores Regys Sampaio e Tote Aristides (PMDB) falaram em seus discursos nas últimas sessões, que a reprovação das contas da educação pelo o Conselho Municipal do FUNDEB parecer Nº 008/2009, deram-se pelo fato de existirem vários funcionários recebendo ilegalmente na folha da Secretaria de Educação e ainda por existir funcionário recebendo pagamento sem explicações de onde o mesmo trabalha.

Fonte: Blog Vereador Regys Sampaio
Foto: Jornalesp