29 de outubro de 2009

Mário Couto agradece apoio de Mão Santa à aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), o senador Mário Couto (PSDB-PA) agradeceu o empenho do senador Mão Santa (PSC-PI) pela aprovação de projetos, em tramitação na Câmara dos Deputados, que beneficiam os aposentados. De acordo com o parlamentar, o presidente daquela Casa, Michel Temer, prometeu votá-los na próxima quarta-feira (4). “O senhor foi fundamental neste processo”, falou o parlamentar paraense.

Uma das propostas extingue a aplicação do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias; outra garante às aposentadorias o mesmo índice de reajuste do salário mínimo; e uma terceira, recompõe o valor das aposentadorias, equiparando-as ao mesmo número de salários mínimos da data de sua concessão.

Mário Couto disse ter chegado ao Congresso Nacional "cheiro de esperanças de ajudar o país", e manifestou a sua angústia ao ver, no Legislativo, "a distinção que se faz entre as classes sociais".

Ele citou, como exemplo, o fato de indicações do presidente da República para o preenchimento de cargos no governo "passarem feito bala, rasgando o Regimento Interno [do Senado] e a Constituição", enquanto os projetos que beneficiam os aposentados tramitam no Congresso há cinco anos.