Faltando apenas duas semanas para o final do ano os servidores da ADAPI – Associação dos Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, entram de greve por tempo indeterminado. Uma das principais reivindicações da categoria é a correção nos vencimentos, horário unificado, garantia do suporte policial nas atividades externas e proposta de pagamento retroativo da gratificação de insalubridade.
De acordo com Edmilson Gomes de Oliveira, presidente da ASDAPI, as condições exigidas pelos trabalhadores deram-se após assembléia realizada no dia 30. Os servidores aguardaram uma resposta do governo do estado até o dia 3 de dezembro, no entanto, a direção do órgão não sinalizou uma contra-proposta e assim paralisaram suas atividades no dia 7. Passando-se mais uma semana a categoria sem ter sinal de negociação, entrou em greve por tempo indeterminado.
Reivindicações dos servidores
• Correção imediata nos vencimentos dos servidores em todas as categorias (níveis médio e superior) na ordem de 100%, e implantação de gratificação para os cargos de nível médio (Técnico em Agropecuária e Técnico em Apoio Administrativo), até a aprovação do Plano de Cargos, Salários e Vencimentos da ADAPI;
• Proposta de pagamento do retroativo da Gratificação de Insalubridade;
• Resposta ao Ofício nº 21/09, de 25.11.2009, referente ao Concurso Interno de Remoção dos Servidores;
• Horário unificado a todos os servidores, sem prejuízo ao bom funcionamento da Agência; e,
• Garantia do suporte policial às atividades externas em todos os Escritórios da ADAPI.
Por Patrícia Costa e Francisco Brandão