Leiam algumas das declarações que ouvi de dirigentes de clubes nesta terça-feira (23), sobre a notícia de adiamento do início do Campeonato Piauiense:
Antônio Evêncio, presidente da Sociedade Esportiva de Picos:
- O Lula (Ferreira, presidente da Federação) ligou para mim ontem falando sobre adiar o campeonato e disse que faltava só a SEP confirmar que concordava. Eu disse que a SEP não vai ser contra se todo mundo quer. Mas hoje já teve presidente de clube que me ligou e disse que é contrário. A SEP só é favorável se todos concordarem, e se também tiver condições da parceria com o Governo funcionar.
Carlos José Neves, o Cazé, vice-presidente do Parnahyba
- Eu estou em Teresina para contestar a mudança de data. Venho com o aval do prefeito e toda a diretoria até para entrar com ação. Na sexta-feira, recebi o convite para a reunião hoje. Não fui comunicado dessa decisão. Pode colocar aí que o clima é de revolta em Parnaíba. Por isso o Campeonato Piauiense é sem credibilidade. A gente quer dar um tom de profissionalismo, mas tem uns que atrasam a coisa.
Robert Brown Carcará, diretor do Barras
- A situação é difícil. A notícia que se tem é de que só foi fechado patrocínio para Flamengo, River, Piauí, e Parnahyba. Tem cinco times sem patrocínio. Falaram em fazer a festa de lançamento do Campeonato na quinta-feira pela manhã. Não dá tempo, talvez seja caso de adiar o Campeonato em uma semana. Mas tem que se apressar isso para poder começar o Campeonato.
Cada um tire suas conclusões sobre o momento.
Eu entendo a opinião de cada um, não condeno e nem bato palmas para nenhum. Mas penso que o campeonato só pode ser adiado em casos excepcionais, como as enchentes do ano passado - e olha que os jogos continuaram mesmo com aquela tragédia toda.
O projeto do Governo do Estado em conseguir os patrocinadores para os clubes não é recente, é do final de janeiro. Já foram realizadas reuniões, contratos foram firmados. O adiamento em uma ou duas semanas garante que o restante dos patrocínios, não fechados nesse período todo, serão acertados?
Melhor começar um campeonato sem patrocinadores para todos do que adiar e perder a credibilidade. Todo adiamento gera notícia ruim, elimina imagens positivas. É mais fácil dar início ao Campeonato Piauiense e conseguir os outros patrocinadores mostrando o que eles estão perdendo, a correr o risco de desestimular os empresários que já apostaram na empreitada.
Mas o que penso não vale muito. Vale o que sai da sala de reuniões da FFP.
Fábio Lima – Cidade Verde
Na Esportiva
Foto: Marivaldo Lima