23 de fevereiro de 2010

O verdadeiro esporte amador do Piauí

No ano passado, a FFP convocou os clubes para propor o adiamento do Campeonato Piauiense em duas semanas, por questões de contrato de transmissão com de TV e acertos para apoio do Governo do Estado. Os clubes rejeitaram o adiamento, e o torneio começou na data programada. O contrato com o poder público foi implementado nas rodadas seguintes, e a transmissão teve início sem problema.

Ameaçaram até impeachment de Lula Ferreira, lembram?

É fato que existem times em 2010 que farão sua estreia ainda sem condições físicas ideais, ou até de plantel. Mas se eles não se arrumaram até agora, vão o fazer com o campeonato adiado?

Ainda assim, no ano passado, um jogo foi adiado do fim de semana. Os clubes pediram. Os jogadores tinham acabado de chegar e precisavam de mais treino.

Agora o clima era ótimo. Torcidas animadas com jogadores veteranos que mal entraram em campo ou foram pré-agendados. E basta uma notícia para a bagunça começar outra vez.

E, de novo, a culpa do atraso seriam os contratos de um projeto do Governo do Estado para ajudar os clubes - que não foi feito em cima da hora. A culpa é do Estado, que foi buscar os apoios que maioria dos clubes nunca procuraram? As parcerias não podem ser firmadas ao longo do Campeonato Piauiense? A impressão que se tem é de que qualquer coisa pode ser motivo para ventilar o adiamento do Estadual.

Além disso, os árbitros ameaçam entrar em greve de novo, como em 2008, quando apitadores de fora vieram comandar jogos no Piauí, e foram pagos por isso. Os novos atrasos seriam de 2009, e isso levanta a questão: será possível pagar os de fora novamente e não pagar os daqui? Ou os árbitros reclamam sem razão, ou não há é dinheiro mesmo no futebol do Piauí, ou há o que se investigar.

Ano passado você leu alguma matéria da Copa Piauí no Cidadeverde.com assinada por Fábio Lima? Pois é, desanimei. Como respondo por outras editorias - apenas colaboro com a de Esportes -, fui me dedicar ao Judô, Atletismo, Natação, etc. Dídimo de Castro ficou com o (ao meu ver) sofrido dever de noticiar a esvaziada competição.

E quando pedi espaço para este blog em nenhum momento pensei em tratar do futebol, vocês leitores é que pedem. Imaginei um espaço para tratar as coisas na esportiva, mostrar os relatos engraçados das coberturas, e não ficar criticando os problemas que acontecem todo ano. Pela audiência que a página tem tido, não me vejo com o direito de decidir abandonar essa cobertura. Mas, me digam: compensa noticiar o futebol do Piauí?

Fábio Lima – Cidade Verde
Na Esportiva