12 de fevereiro de 2010

Mão Santa diz que aposentadoria não é sinônimo de inatividade

Aposentar-se significa apenas começar uma nova fase da vida e não é sinônimo de inatividade, como alguns querem dar a entender, avaliou o senador Mão Santa (PSC-PI) em discurso na sessão especial de comemoração do Dia Nacional do Aposentado, que ocorreu dia 8 de fevereiro no plenário do Senado Federal.

Na cerimônia, o senador citou o valor da velhice e da experiência. “A aposentadoria não é momento de lamentação, mas de esperança e de otimismo para todos que entram em nova etapa de suas vidas. Isso será ainda melhor se puder ser acompanhado de elevação no valor das pensões e das aposentadorias”, cobrou.

Mão Santa também defendeu o fim do fator previdenciário e a recomposição dos proventos das aposentadorias e pensões, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e pediu à Câmara dos Deputados que vote o projeto ainda este ano.

Criado em 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenciário – que o PL 3.299/08 procura extinguir – impõe uma redução no cálculo das aposentadorias e pensões.

A outra proposta, o PL 4.434/08, estende aos valores desses benefícios, segundo emenda apresentada por Paim, a aplicação dos índices de reajuste previstos na política de recomposição do salário mínimo. Ambas as matérias já foram aprovadas pelos senadores.