Eles estão incrustados em todos os estados da federação. Nunca se viu tanta roubalheira do dinheiro público como agora. Meu Deus! Ninguém tem mais dignidade nessa vida. Que pais é este? Nossos filhos menores que gostam de assistir os desenhos animados na televisão, ora por outra se deparam com as notícias extras que interrompem os seus passatempos com o anúncio de mais um roubo praticado por figuras que nós mesmos elegemos para nos representar.
Todos sabem que a corrupção no Brasil é antiga e pelo jeito vai ser eterna. Nós, mortais, ficamos chateados porque a polícia aqui e acolá prende um desses farsantes. Mas, porém, além de eles conseguirem a liberdade imediata, a maioria fica a solta para agirem seguidamente. Este tal de Mensalão aconteceu no primeiro governo do presidente Lula, envolvendo toda a cúpula do seu partido e ainda figurões da política nacional. Segundo consta, à época, cerca de 40 viventes foram indiciados. Perguntam-se: Há algum preso?
Isso causa repulsa na maioria da população que vive comemendo o pão que o diabo amassou para escapar. Enquanto a miséria campeia do lado de cá, do lado de lá o dinheiro além de ser fácil, é farto. A essa altura, aquelas pastas que os executivos usam não têm mais serventia, pois a dinheirama agora é escondida dentro de cuecas, meias e sapatos. Depois da prisão do Arruda, todo mundo agora talvez pense: o negócio agora vai. Digo como gosta de falar um amigo: COISA NENHUMA...
Pois é. Vocês percebem que em toda entrevista dada por prefeitos, governadores eles dizem que a coisa ta feia, tem que ser feito um racionamento disso, daquilo, tomar medidas para contenção de gastos, enfim, uma choradeira que as pessoas ingênuas ficam até com dó dos coitadinhos. Poxa! Quanto é ruim ser prefeito, governador. Mas todo mundo quer. Olha só as brigas que acontecem antes, durante e depois de cada eleição.
No Piauí, por exemplo, há centenas de processos na justiça eleitoral de candidatos derrotados pedindo a cassação dos prefeitos eleitos. Eles gastam milhões com advogados para obtenção do mandato a qualquer custo. Por aqui também até governador já perdeu o mandato para o derrotado no tapetão e por aí vai. Então a coisa não é tão ruim quanto apregoam.
Mas voltando a questão do Mensalão, e tratando-se do Piauí, recentemente houve uma enxurrada de denúncias contra uma dirigente de um órgão público estadual, que a imprensa denominou de Mensalinho. O caso foi parar nas barras da justiça, da polícia federal e não aconteceu nada contra ninguém que supostamente usufruiu do nosso dinheiro.
Portanto, a prática mensaleira vai criando asas e se perpetuando Brasil afora. Os Zé Dirceus, os Roberto Jeffersons, os Palloccis e os Arrudas da vida são apenas uma parte de uma penca de políticos corruptos que surrupiam o dinheiro do contribuinte. Muda Brasil!
Jânio Holanda - Jornalista