No próximo dia 26 de fevereiro, São Paulo será sede do 3º Encontro Nacional do Judiciário. O evento reunirá todos os presidentes dos tribunais brasileiros. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, atendendo convite do Presidente do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Ministro Gilmar Mendes, confirmou sua presença. Ele embarcou na manhã desta quinta-feira, 25/02, para a capital paulista, acompanhado do Juiz Auxiliar da Presidência, José Vidal de Freitas Filho, e do Secretário Geral do TJ/PI, Ronald do Vale Miranda.
Este ano, o objetivo do evento é proporcionar mais agilidade e eficiência à tramitação de processos, melhorar a qualidade do serviço prestado e ampliar o acesso do cidadão à Justiça. Esta edição é resultado dos debates realizados no III Workshop de Metas de Nivelamento, que aconteceu em Brasília, no dia 4 fevereiro de 2010, e dará continuidade ao planejamento estratégico desenvolvido nas edições anteriores. A intenção é discutir e aprovar novas diretrizes para o Poder Judiciário.
O evento será conduzido pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e do Supremo Tribunal Federal - STF, ministro Gilmar Mendes. Participarão do encontro todos os presidentes dos cinco tribunais superiores (STF, STJ, TSE, TST e STM); dos cinco tribunais regionais federais; dos 27 tribunais de justiça dos estados e do Distrito Federal; dos 24 tribunais regionais do Trabalho, dos 27 tribunais regionais eleitorais e dos três tribunais militares, além de dirigentes de associações.