O Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, que é presidido pelo Desembargador Sebastião Martins e compostos pelos juízes, José Vidal de Freitas Filho, Virgílio Madeira, Noé Pacheco e Thiago Brandão; realizou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010, uma reunião com os juízes das maiores Varas Criminais do Estado do Piauí, para serem discutidos os problemas e sugeridas as soluções, com vista a redução da proporção de presos cautelares em relação à quantidade total de presos do Estado.
A reunião foi aberta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Raimundo Nonato da Costa Alencar, e pela Corregedora Geral da Justiça, Rosimar Leite. Entre as sugestões apresentadas, foram acolhidas as de criação de um link, para apresentação de informações pelos juízes à Corregedoria no site do Tribunal de Justiça, de aproveitamento do banco de dados do projeto Themis Web, e de agilização, pela Secretaria de Justiça da informação sobre o local de recolhimento de presos provisórios.
Após o encerramento da reunião, foi realizada uma visita à Casa de Custódia de Teresina para tomar conhecimento da situação prática atual de presos do Estado. Compareceram os juízes José Vidal de Freitas Filho, Virgílio Madeira Martins Filho, Edson Alves Filho, Antonio Reis de Jesus Noleto, Keyla Ranyeri Lopes Teixeira Procópio, Raimundo Holland Moura de Queiroz, Carlos Barbosa Dias, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, Noé Pacheco de Carvalho, Fátima Martins e Thiago Brandão de Almeida; e os servidores José Fortes Portugal Jr., Vanessa Brandão e Larissa Alencar.