21 de abril de 2010

Especialista de Curitiba-PR realiza estudo sobre doença rara em Esperantina

Encontra-se em Esperantina a Presidente da Associação Brasileira de Porfiria; ABRAPO, Sra Iêda. A mesma estará realizando um estudo sobre o caso de uma doença rara conhecida como Porfiria, a qual sofre uma família da localidade Canto da Palmeira.

A Especialista foi recepcionada na noite de segunda-feira (19/04), na localidade Canto da Palmeira, na residência da família Oliveira. Estiveram presentes, o prefeito Chico Antônio, os secretários de Assistência Social Domingos Luis e de Cultura Maurício Costa, além da equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde.

A especialista afirma que a Porfiria é uma doença rara e hereditária e por isso o fato deste caso chamou atenção.

No caso da localidade Canto da Palmeira, são 08 pessoas da mesma família que sofrem com a doença. Existem também casos confirmados no Piauí nas cidades de Teresina, Luzilândia e Barras.

A Presidente da Associação Brasileira de Porfiria, Sra Iêda, estará proferindo palestra na manhã de hoje no auditório da Câmara Municipal de Esperantina, direcionada para os profissionais de saúde de nossa cidade como: médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde.