21 de abril de 2010

Jogos Brasileiros dos Institutos Federais e Festival Nacional de Cultura acontecerão em Brasília

Dando prosseguimento às comemorações do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) realiza neste ano dois eventos: a terceira edição dos Jogos Brasileiros dos Institutos Federais, em maio, e o primeiro Festival Nacional de Cultura da Rede Federal, em setembro. Os dois eventos acontecerão em Brasília.

Na semana passada, os representantes da área cultural dos Institutos estiveram reunidos em Brasília para reunião da Comissão Organizadora do Festival. No Festival serão promovidas exposições, oficinas e apresentações nas áreas de música, dança, literatura, audiovisual, fotografia, artes plásticas e projetos culturais. O evento dará visibilidade para trabalhos que integram o ensino profissional à arte e cultura já desenvolvidos nas instituições, como corais e grupos de dança.

No início do mês, os delegados esportivos de 25 estados e do Distrito Federal estiveram reunidos, em Brasília, com representantes dos ministérios da Educação, do Esporte, da Comissão Brasileira de Desporto Universitário e do Governo do Distrito Federal. Na pauta do encontro, sistema de inscrição de alunos, infraestrutura e logística dos jogos. Ficou decidido que cada unidade federativa poderá levar sua delegação com no máximo 80 estudantes para a disputa de 11 modalidades esportivas: voleibol, vôlei de praia, handebol, futsal, futebol de campo, basquetebol, xadrez, tênis de mesa, natação, judô e atletismo. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Esporte (ME), Governo do Distrito Federal (GDF) e Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

IFPI - Atual bicampeão no futsal masculino, os alunos do IFPI já estão se preparando para a conquista de mais um título. Na última edição do evento, os piauienses venceram o São Vicente (MT), por 9 a 2. “Fomos bicampeões, mas a vitória foi difícil, apesar do placar folgado”, avaliou o estudante Adriano Ferreira dos Reis.