15 de junho de 2010

Seja um doar: campanha de doação de sangue começa em todo o Brasil

Cada vez mais os hemocentros de todo Brasil sofrem com déficit nas doações de sangue. Com o objetivo tentar melhorar esse quadro o Ministério da Saúde mais vez lança a campanha nacional de incentivo à doação.

Com o lema “Doe sangue, faça alguém nascer de novo”, o Ministério da Saúde iniciou hoje, 14/06, Dia Nacional do Doador de Sangue, uma nova campanha de incentivo à doação de sangue. O apelo aparece na TV, em jornais, rádio, além de outras mídias.

Como meio de sensibilizar a população à doação de sangue, a campanha vai mostrar o depoimento de pessoas que tiveram suas vidas salvas com a transfusão de sangue e ainda, aparece a imagem de um bebê fazendo tarefa de adulto, representando as pessoas que nasceram “de novo” ao receber uma doação.

Segundo dados do Ministério da Saúde são coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões e no Brasil, apenas 1,9% da população é doadora de sangue.

Para ser doador, além de está gozando de saúde, tem que ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar acima de 50Kg. É importante também fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; e não é recomendado fazer doação em jejum.

Em Parnaíba, para salvar uma vida e ser um doador de sangue, basta se dirigir ao Hemocentro da cidade que fica localizado na Praça Antônio do Monte, em frente a Santa Casa de Misericórdia, no Centro.

Por Sandrilene Borges