6 de julho de 2010

SDR amplia benefícios através do CAF

Novas condições de financiamento beneficiam famílias

O Crédito Fundiário, linha Consolidação da Agricultura Familiar – CAF, sob gestão da Secretaria do Desenvolvimento Rural – SDR, possui uma demanda crescente de propostas oriundas de todo o Estado do Piauí, sendo atualmente 133 municípios atendidos e aproximadamente 1.500 famílias beneficiadas com recursos da ordem de 50 milhões na aquisição de pequenos imóveis rurais.

A área de cada módulo não ultrapassa 15 quantidades sendo cerca de 1.050 hectares na maioria dos municípios. A nova resolução, nº 3.869, do Conselho Monetário Nacional, altera condições de financiamento para aquisição de imóvel com as benfeitorias já existentes ao amparo dos recursos do Fundo de Terra e da Reforma Agrária, contratados a partir de 1º de julho de 2010, ficam sujeitos a novas condições que vieram beneficiar ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Crédito Fundiário linha CAF.

Entre os inúmeros benefícios cita-se o prazo de até 20 anos para quitar o pagamento, sendo que antes eram apenas 17 anos; carência de até 3 anos, sendo que antes eram 2 anos; juros variando entre 2%, antes era de 3 a 6,5% e até 5% ao ano de acordo com o valor do financiamento que pode chegar até 80 mil por família onde antes o valor máximo era de 40 mil por família.

Segundo o diretor do CAF no Piauí, Dr. Rui Cipriano de Araújo, é possível intensificar ações do programa no cerrado, uma vez que a penetração tímida do CAF na região dos cerrados tem como conseqüência o valor das terras que são muito disputadas para o agronegócio da soja e fazendo com que o preço do hectare fique acima dos parâmetros de referências e conseqüentemente ultrapassando o teto familiar, o que inviabiliza o financiamento.

“Estamos na expectativa de que os sub-tetos não sejam inferiores ao teto máximo pelo menos na região dos cerrado piauienses e desse modo, desenvolver ações voltadas para o agricultor familiar do território que compreende os cerrados piauienses”, disse.

Em recente evento, a equipe do CAF da SDR se fez presente nos municípios de Bom Jesus e Picos, onde foram realizadas oficinas com os agricultores familiares, Bancos, Emater e empresas parceiras no sentido de divulgar o Crédito Fundiário e discutir com os parceiros uma forma de atender a demanda da região que vislumbra agora a possibilidade de aquisição de terra já que o novo teto e as novas condições de financiamento se tornaram favoráveis.

Por Roselandi Sousa