6 de julho de 2010

Subgrupos de Educação Fiscal são implantados no interior do Estado

Os municípios de São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente agora possuem subgrupos de Educação Fiscal. Nos dias 28,29 e 30 de junho/2010, representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria da Fazenda, reuniram-se com os coordenadores dos novos Grupos de Educação Fiscal para a solenidade de implantação dos subgrupos nos municípios.

O projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ) e da Secretaria de Educação (SEDUC), que através do Grupo de Educação Fiscal do Piauí (GEFE-PI) e das Gerências Regionais de Educação (GRE's) estimulam a educação e a cidadania.

A coordenadora de Educação Fiscal do Piauí, Juraci Câmara proferiu palestra pra os demais membros dos subgrupos, que puderam estabelecer importantes contatos e esclarecer dúvidas a respeito de como desenvolver um trabalho promissor de Educação Fiscal. O pedido de Juraci Câmara aos representantes dos subgrupos é que sigam as diretrizes nacionais e estaduais de Educação Fiscal, afinal o trabalho já está sendo implantado e obtém sucesso.

A proposta feita pelo Grupo de Educação Fiscal do Piauí para os subgrupos é a de trabalhar nas suas primeiras ações a conscientização dos gestores municipais a aderirem a proposta de instalar em suas gestões, grupos municipais de educação fiscal. Seguindo o exemplo de Teresina e Parnaíba que possuem subgrupos.

De acordo a supervisora de Educação Fiscal, Socorro Petit, essas equipes deverão trabalhar, já no segundo semestre do ano de 2010, a conscientização da necessidade da implantação destes grupos dentro dos municípios, trabalhando a importância da educação fiscal.

"A criação dos subgrupos visa desenvolver ações do Programa de Educação Fiscal de forma contínua e permanente para atingir o maior número de indivíduos", afirmou.

Os Coordenadores que receberam as portarias foram Maria de Lurdes Castro do município de Corrente, Lustosa Cavalcante, município Bom Jesus e Animércia Cordeiro Sousa de São Raimundo Nonato.

O GEFE-PI, em parceria com a Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (Esaf), também ofereceu cursos para formar “Disseminadores em Educação Fiscal”, com o intuito de ampliar o trabalho e conscientização dos cidadãos na capital e no interior.