122 profissionais estão inscritos para certificação de saberes em áreas da construção civil e da panificação
O Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí realiza neste sábado, 17, às 14 horas, o evento de orientação aos trabalhadores pré-inscritos na Rede Certific. Em Teresina, 122 profissionais estão inscritos para certificação de saberes como armador ou padeiro.
Além do Campus Teresina Zona Sul, o Instituto Federal oferece a certificação de saberes nos seguintes campi: Floriano (vagas para eletricista instalador predial), Parnaíba (vagas para eletricista instalador predial e pedreiro) e Picos (vagas para eletricista instalador predial). No Piauí, mais de 450 trabalhadores fizeram a pré-inscrição no projeto.
Para que um profissional seja certificado, ele deve atender a alguns pré-requisitos, que envolvem tanto habilidades práticas quanto educacionais. Se o trabalhador dominar o ofício na prática, mas não souber ler, por exemplo, será encaminhado a uma escola da prefeitura dos municípios participantes. E, se o trabalhador apresentar problemas na área prática, o próprio instituto atuará na qualificação. Ao final, se aprovado, o trabalhador terá sua Certificação Profissional.
REDE CERTIFIC - Instituída pela Portaria nº 1.082, a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific) é uma proposta dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. A expectativa é de que os serviços da Rede atendam a 30 milhões de trabalhadores em todo país. A certificação é da competência dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a quem cabe estabelecer um calendário próprio para as atividades. Todo o processo de certificação é gratuito.