A Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba recebeu uma denúncia do Ministério Público de que funcionários do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e de outras pessoas da citada secretaria, estariam facilitando a retirada de carteira de identidade (RG – Registro Geral) e fazendo propaganda eleitoral irregular.
Segundo o delegado da Polícia Federal Arthur Brígido Machado, está sendo realizado uma investigação preliminar sobre essa denúncia e por isso as informações ainda são muito precárias, não podendo assim repassar mais detalhes para não atrapalhar o processo de investigação.
No entanto o que o delegado pôde afirmar é que estava ocorrendo uma distribuição de fichas para facilitação na ordem de atendimento no Instituto de Identificação, mediante propaganda ostensiva de candidato político e que, inclusive, uma pessoa já foi ouvida na tarde de ontem (13/08) pelos policiais.
Arthur Brígido até pediu que as pessoas que se dirigirem ao instituto para tirar sua carteira de identidade não aceitem receber essas fichas (ver foto acima) pois podem até sofrer alguma penalidade. De acordo com o Artigo 299 do Código Eleitoral essa prática pode ser considerada crime eleitoral (“Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”).
Uma pessoa que mora nas proximidades do Insituto de Identificação, localizada na Rua Padre Castelo Branco no Bairro São José em Parnaíba, e que pediu para não ser identificada, informou à reportagem do Blog Acesso343, que notou que neste período eleitoral a instituição está funcionando durante os períodos da manhã e tarde. Disse ainda que uma van estava trazendo pessoas à tarde para o instituto, e já ouve casos que esse veículo de cor branca fez em uma única tarde três viagens trazendo pessoas.
Coincidentemente ou não, depois que a investigação da Polícia Federal começou, o Instituto não funcionou no período vespertino. A reportagem do Acesso343 inclusive conferiu in loco essa informação e constatou que o instituto estava fechado hoje (14) à tarde.
Por Gilson Brito e Sandrilene Borges
Fotos: Gilson Brito