Manifestante com a mala do Fundo de Participação do Município - FPM
No último dia 07/09, na cidade de Ilha Grande, o sindicato dos servidores públicos municipais, os vereadores Edmar Pereira dos Santos (PT) e Leila Maria da Costa Freitas (PMDB) e muitos outros populares fizeram uma manifestação de repúdio à administração pública municipal da prefeita Joana D'Arc Ribeiro Machado (PSDB).
A caminhada pacífica e democrática saiu da localidade Tatus às 16h30 e prosseguiu até a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade, onde ocorria o desfile da Escola Raio de Luz, de propriedade da prefeita Joana D'Arc.
Durante o percurso os manifestantes, que estavam vestidos de preto, iam esclarecendo o motivo do movimento, inclusive até distribuíram folhetos com informações e denúncias contra a Prefeitura Municipal de Ilha Grande. No final houve o pronunciamento de Reginaldo Júnior (jornalista), Maria José (professora e coordenadora do movimento) e do vereador Edmar onde eles esclareceram mais sobre as denúncias de atraso de pagamento dos servidores, dos contratos desnecessários, da prestação de contas atrasadas entre outras.
No entanto essa não foi a primeira manifestação. No dia anterior (06/09) funcionários públicos de Ilha Grande, também vestidos de preto, se manifestaram contra a administração durante o desfile das escolas públicas da cidade (dia 06 as escolas públicas desfilaram e 07 somente a escola de propriedade da prefeita Joana D'Arc, Raio de Luz).
Recentemente, o Blog Acesso343 repercutiu a denúncia de Antônio de Pádua de Jesus, funcionário público da prefeitura dessa cidade que fez um empréstimo consignado, o qual é descontado mensalmente em seu contracheque mas que a prefeitura não está repassando à instituição financeira, responsável pelo empréstimo, e por este motivo o funcionário estaria com o nome incluído no cadastro do SERASA.
Por Gilson Brito