A Unidade Técnica Estadual do Piauí, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Reordenamento Agrário, e o Instituto Aliança, realizam nos dias 9 e 10 de setembro no Centro de Treinamento do Emater, uma oficina de divulgação do acesso da juventude rural ao Programa Nacional de Crédito Fundiário.
A linha Consolidação da Agricultura Familiar – CAF, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR, juntamente com a linha de Combate a Pobreza Rural – CPR participam do evento. A média de idade para inclusão dos jovens no programa Minha Primeira Terra é de 16 a 32 anos. De acordo com Adriana Melo, coordenadora da Assistência Técnica da Coordenadoria do Crédito Fundiário, o objetivo do evento é realizar a capacitação dos participantes no processo de mobilização e difusão do programa Nossa Primeira Terra.
Participam do evento a representante do Instituto Aliança, Solange Lemos; o Secretário de Reordenamento Agrário, Ademar Lopes de Almeida; o Diretor do Departamento de Crédito Fundiário, Francisco das Chagas Ribeiro Filho; o diretor do CAF no Piauí Rui Cipriano; Adriana Melo, coordenadora da Assistência Técnica da Coordenadoria de Crédito Fundiário, entre outros.
Financiamento
O CAF permite ao beneficiário o financiamento máximo de até 80 mil reais por família, sendo que esse valor é para a aquisição da terra e para a estruturação produtiva.
Por Roselandi Sousa