Os equipamentos de gravação em áudio e vídeo adquiridos pelo Tribunal de Justiça representam um grande avanço para o Judiciário Piauiense.
O juiz de direito, titular da 6ª Vara Criminal de Teresina, Dr. Raimundo Holland Moura de Queiroz, designado pelo então Presidente do TJ, Desembargador Raimundo Alencar, viajou ao estado do Acre, a fim de conhecer o sistema de gravação, resultado de uma iniciativa do juiz Clóvis Augusto, daquele estado.
Constatados os resultados observados no Acre, o Tribunal de Justiça do Piauí resolveu implantar o sistema em todas as varas e comarcas do Piauí, o que veio a se completar agora na administração do Desembargador Edvaldo Moura.
De acordo com o Dr. Raimundo Holland, o registro em áudio e vídeo das audiências vem sendo extremamente benéfico a todos, incluindo advogados, promotores, defensores públicos e até mesmo aos réus.”Ganha-se muito com o audiovisual, pois este torna a prestação jurisdicional bem ágil”, afirma o juiz da 6ª Vara Criminal.
O sistema permitiu celeridade no andamento dos processos, fazendo com que os feitos criminais possam ser concluídos dentro do prazo estipulado pela lei, que é de 60 dias. Segundo o Defensor Público Ezequiel Cassiano, após a implantação do equipamento é possível realizar até quatro audiências por dia, quando antes se podia fazer apenas uma ou, no máximo, duas.
Além do ganho de tempo, a novidade proporciona outras vantagens, como o fim da transcrição dos depoimentos e fidelidade das expressões da pessoa ouvida, garantindo segurança e veracidade nos processos.