O Espaço da Cidadania de Bom Jesus, inaugurado no último dia 15 de setembro, tem prestado agilidade na expedição de documentos para a população da região dos Cerrados. Segundo o diretor de Modernização da Secretaria Estadual de Administração (Sead), Raimundo Pereira, a entrega dos documentos solicitados já é feita de forma imediata.
“Os serviços oferecidos pelo Espaço da Cidadania de Bom Jesus e de outros municípios são muito importantes para a população, sobretudo na área de documentação. As pessoas não precisam mais esperar um mês para conseguir a carteira de identidade, o CPF e outros documentos, considerando que a entrega é imediata”, conta Raimundo Pereira.
Ele destacou que nesse espaço, que é climatizado, o público também dispõe de estação digital, atendimento bancário, bem como de serviços do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI), e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), dentre outros.
Os recursos para a reforma do prédio e compra dos equipamentos do Espaço da Cidadania do município de Bom Jesus foram disponibilizados pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e pelo BID. Para todo o Piauí foram liberados R$ 7 milhões, sendo no espaço de Bom Jesus foram aplicados recursos da ordem de R$ 780 mil.
Teresina
O Espaço da Cidadania em Teresina, localizado na avenida João XXIII, está com uma média de 1,5 mil atendimentos ao dia. O espaço passou por uma reforma na sua estrutura e agora conta com a parceria de 17 instituições, entre públicas e privadas.
A expedição da 1ª via da carteira de identidade é o serviço mais procurado e a média de atendimentos ao dia é de 150 pessoas. Em segundo lugar, vem os serviços prestados no posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran).