25 de outubro de 2010

Justiça do Piauí entre as dez no ranking de conciliação do país


A Justiça do Piauí está entre as dez que mais realizaram acordos na última Semana Nacional de Conciliação, realizada em 2009 (como mostra gráfico em anexo). No ano passado a Semana Nacional de Conciliação realizou 2.832 audiências  e 1.816 resultaram em acordo entre as partes. Isto representou 64% dos processos levados à Conciliação. Um total de R$ 3.900.000,00 (três milhões e novecentos mil reais) em valores processuais.

Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, a meta é aumentar em 30% o número de acordos na Semana de Conciliação deste ano, em relação ao ano passado.

A Semana Nacional de Conciliação acontece em todo o país de 29 de novembro a 3 de dezembro. Com o slogan “Conciliando a Gente se Entende”,a Justiça do país quer mais uma vez estimular a cultura da conciliação.

Para o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, “é com ações fortes e efetivas da Justiça que a cada ano se avança no combate à cultura do litígio e são conquistados resultados alvissareiros. Através de iniciativas como a Semana Nacional, e do trabalho anual dos juizados informais instalados no Estado e da atuação da Justiça Itinerante, muitos conflitos morrem no nascedouro.”

A conciliação significa pacificação social, economia processual,agilidade da Justiça e aumento da produtividade, uma das principais metas do Judiciário Estadual na luta por mais eficiência e acessibilidade à população.

Uma reunião realizada no plenário do Tribunal de Justiça na manhã desta segunda-feira definiu estratégias para alcançar as metas da Semana Nacional de Concilição. Estavam presentes representantes da comissão organizadora do evento, magistrados coordenadores da conciliação nas comarcas de todo o Estado e representantes da Defensoria Pública e da OAB.

Segundo o Presidente da comissão organizadora da Semana de Conciliação no Piauí, desembargador Valério Chaves,as partes interessadas em acordo já podem procurar as varas onde tramitam as suas ações, para manifestar seu interesse em que os processos sejam designados para a Semana Nacional de Conciliação.