21 de outubro de 2010

Ronda Cidadão é instalado no bairro Mocambinho


A população da zona Norte de Teresina passa a contar agora com mais segurança através da implantação do projeto Ronda Cidadão. A solenidade de lançamento, realizada na Praça da Telemar, no bairro Mocambinho I, foi prestigiada por diversas autoridades, dentre vários deputados como Lílian Martins, Assis Carvalho, Robert Rios e Cícero Magalhães, além de secretários de Estado, lideranças comunitárias e populares.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Prado, para o Ronda Cidadão está previsto investimento total de R$ 26 milhões numa tentativa de aproximar a instituição polícia da comunidade. O bairro Mocambinho, numa primeira etapa,  será contemplado com três viaturas e 30 policiais militares para o setor. “O núcleo zona norte atuará no Mocambinho nos setores A, B, C e D, nos bairros São Francisco, Alto Alegre, Memorare, Itaperu e Bom Jesus Oeste”, explicou. Mas a meta é que até o final do ano, com a entrada dos novos 660 policiais que estão em formação no Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) toda a zona norte seja coberta pelo programa”, destacou.


A deputada Lílian Martins, que na ocasião representou o Governo do Estado, ressaltou a importância da expansão do programa no sentido de oferecer sempre mais segurança e melhoria da qualidade de vida para a população. “Já ultrapassamos a fase de laboratório com a instalação no Dirceu e acreditamos mesmo no sucesso do projeto que muito tem contribuído para uma melhor segurança da população”, ressaltou, destacando também a redução de 55 a 60% nos índices de crimes de menor potencial ofensivo, roubos de celulares ou outros pequenos furtos.

De acordo com Lílian Martins, que foi coroada a madrinha do projeto, o Governo manifesta entusiasmo e disposição para investir na segurança. “ O Ronda Cidadão se soma com outras ações, como RONE e GATE, para estabelecer a cultura da paz”, arrematou.

Para ter acesso ao atendimento do Ronda Cidadão, a população pode entrar em contato com os números 3131-3491, 3131-3492 e no 3131-3493.

Por Záira Amorim
Fotos: André Leão