O distrito de tucuns, município de Uruçuí cerca de 40 km da sede da cidade tornou-se destaque na produção de abóbora, tornando assim um dos maiores produtores de abóbora do estado do Piauí ficando em segundo lugar a região sul e em primeiro lugar a região norte.
A comunidade tucuns possui Oito hectares de plantação de abóbora, abóboras de grande porte que segundo informações a safra do ano de 2009 teve abóbora com peso de 30 kg e esse ano já se podem ver abóbora verde pesando cerca de 20 kg.
A única dificuldade que os produtores encontram é o difícil acesso aos hectares pelo motivo de ficar do outro lado do rio e a lama impede que os produtores passem com os transportes para colher e realizarem a travessia dos produtos. Mas ontem pela manhã em reunião com os produtores de abóbora o prefeito de Uruçuí Valdir Soares determinou ao secretário de infra-estrutura de Uruçuí Carlos Alberto que enviasse a patrulha mecanizada ao distrito para a retirada da piçarra e fazer de imediato os acessos dos produtores de abóbora com o intuito de escoar a produção de abóbora.
Os produtores exportam para vários estados do nordeste e também para cidades ciclo vizinhas de Uruçuí, Incentivando assim a agricultura familiar e a grande exportação da abóbora. Um dos produtores de abóbora Sr. Raimundo Nonato disse que está sempre recebendo ligações de compradores para saber a data certa de enviar os caminhões ao distrito de tucuns para buscar as abóboras.
No ano de 2009 a produção chegou á 80 toneladas de abóbora sendo distribuídas para vários estados, e nesse ano aumentaram as expectativas e a safra pode dobrar e chegar até 160 toneladas de abóbora.
Os produtores querem no final da safra realizar uma festa em comemoração ao grande sucesso da produção da abóbora, com apoio de entidades governamentais e não governamentais, para que o município de Uruçuí fique reconhecido não apenas como produtor de grãos, mas também como um grande produtor de abóboras.
Por Allysson Guimarães
Foto: Divulgação